Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
“Planejamento ambiental voltado ao saneamento básico”

 
 

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera- Uniderp, como requisito parcial para a avaliação da disciplina deResponsabilidade Social de Meio Ambiente.

Introdução

A partir da década de 80 começou-se a discutir Planejamento Ambiental no Brasil. Dentre suas principais preocupações, busca-se valorizar e conservar os recursos naturais de um território, manter a sustentabilidade da vida e o equilíbrio dos ecossistemas, estudar e atender às necessidades das Políticas Ambientais, e principalmente, aplicarracionalmente o conhecimento humano para a utilização dos recursos, com o objetivo de alcançar resultados positivos para toda a comunidade.
Diversos instrumentos foram elaborados para o desenvolvimento e implementação do Planejamento Ambiental, dentre eles, a Legislação Ambiental, a Política Nacional do Meio Ambiente, os planos, programas e projetos, zoneamento ambiental, sistemas de gestãoambiental, participação e educação ambiental, dentre outros também importantes.
Estudos recentes da ONU revelam que “nos últimos cinqüenta anos o Homem modificou os ecossistemas mais rápida e extensivamente que em qualquer outro intervalo de tempo equivalente na história da humanidade, na maioria das vezes para suprir rapidamente a crescente demanda por alimentos, água doce, madeira, fibras ecombustível”.
De modo geral, na maioria dos países, a produção de energia, alimentos e de água contribuiu para a redução dos índices de desnutrição e para a melhoria das condições de saúde e de vida das populações em geral. No entanto, esses ganhos se deram à custa da crescente degradação ambiental. O custo total destas perdas ambientais é de difícil mensuração, mas é alto e continua a crescer.
Diantedesta problemática, a sustentabilidade ambiental surge para propor a conciliação entre o desenvolvimento socioeconômico aliado ao uso racional dos recursos naturais.

O meio ambiente redefine a economia, a sociedade e a política. O conceito de desenvolvimento sustentável integra a dimensão ambiental ao desenvolvimento sócio- econômico, neste final de século como expressão contemporânea da noção deprogresso. A busca de soluções para os problemas ambientais tornou-se uma prioridade no Brasil e no mundo. Organismos financeiros internacionais consideram a atenção para com o meio ambiente, um critério básico na implementação de seus programas. O modelo de desenvolvimento brasileiro acelerou o processo de urbanização, ocasionando rápida concentração de renda e de população, o que sobrecarregou aestrutura das cidades, elevando os índices de pobreza e agravando os problemas ambientais.
O município é local privilegiado para o tratamento dos problemas ambientais que afetam diretamente a qualidade de vida e que se manifestam no território municipal, tornando efetivamente possíveis à participação popular e a democratização da questão ambiental. Cada cidade deve se interessar pela manutençãode sua qualidade de vida e pela qualidade ambiental, essa forma de riqueza que a natureza oferece gratuitamente. Do ponto de vista da ciência ambiental, as cidades são ecossistemas modificados pela ação humana, que rompem os equilíbrios preexistentes, provocam poluição e a necessidade de se dispor os resíduos da produção e do consumo em escala distinta dos ecossistemas naturais. O gerenciamento domeio ambiente significa a implementação de ações articuladas que resultam da conscientização, mudança de hábitos e comportamentos.
Os meios para tal gestão vão da escolha inteligente dos sistemas de serviços públicos a penalização por disposição inadequada dos poluentes gerados nos estabelecimentos industriais, passando pela edição de leis e normas claras, simples e abrangentes sobre...
tracking img