Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Administração

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

BAGE

2010

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

NOMES DOS COMPONENTES:

POLO BAGÉ/RS

TUTORA PRESENCIAL

Sumário

INTRDUÇÃO:

Sustentabilidade

DESENVOLVIMENTO:

PlanejamentoAmbiental
1. Politica Nacional do Meio Ambiente
1.1. Abordagem histórica
1.2. Saúde e Saneamento
1.3. . Plano de Recuperação das Áreas Degradadas
1.4. Jazidas de Solos a serem Recuperados com Plantio de Gramíneas
1.5. Jazidas de solo a serem Recuperado por Arvóres
1.6. Jazidas de Área
1.7. Jazida de Pedra
1.8. Áreas de Bota-Fora de Solos
1.9. Áreas de Instalações Industriais
2.Saneamento Ambiental
2.1. Sistema de Tratamento de Água
2.2. Sistema Tratamento de Esgoto
2.3. Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos
3. Planejamento Ambiental
3.1. Roteiro para Elaboração de um Plano Ambiental
3.2. Diagnóstico Ambiental
3.3. Diagnóstico Sócio Econômico
3.4. Identificação e Avaliação de Impactos Ambientais
3.5. Zoneamento Ambiental
3.6. Elaboração de ProgramasCONCLUSÃO:
INTRODUÇÃO
Sustentabilidade e um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Operar com sustentabilidade é atuar com consciência e responsabilidade socioeconômica e ambiental em todo o ciclo de vida das nossas atividades – desde a concepção até a implantação de todos os projetos, em todos os atosposteriores de operação e comercialização, até o eventual encerramento das operações. É criar VALOR.
Podemos então, definir o “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também oplanejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.
Mas o planejamento ambiental como política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região para a qual se pretende fazer o planejamento e, a mais complicada: a análise integrada das diversas variáveis envolvidas.

DESENVOLVIMENTO
SegundoR. F. Santos, em seu livro “Planejamento Ambiental: Teoria e Prática”, o planejamento ambiental pode ser definido como o “planejamento de uma região, visando integrar informações, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizar seu uso através de uma linha ética de desenvolvimento”.
Ou seja, o planejamento ambiental como política pública, mais do que uma simples planificação de ações, envolveum estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e sócio-econômico da região. É aí que entra o Zoneamento Ecológico – Econômico (ZEE) como subsídio ao planejamento ambiental.
O ZEE contribui para tornar o planejamento mais eficaz uma vez que estabelece quais os usos mais adequados para cada localidade de acordo com suas características e capacidade suporte. Ajudando inclusive, na definiçãode áreas prioritárias ao planejamento ambiental.
Fontes
SANTOS, R.F. Livro: Planejamento Ambiental: Teoria e Prática. Editora: oficina de Textos. http://www.redenet.edu.br
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social.
Pode-se dizer quesaneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental.
A oferta do saneamento associa sistemas constituídos por uma infra-estrutura física e uma estrutura educacional, legal e institucional, que abrange os seguintes serviços:
- abastecimento de água às populações, com a qualidade compatível com a proteção de sua saúde e em quantidade...
tracking img