Responsabilidade social soba otica de uma petroleira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Norte do Paraná

Sistema de Ensino conectado

Administração

Adriana karla da Silva Freire

Responsabilidade socioambiental sob a ótica de uma petroleira

Arapiraca -AL

2011

Adriana karla da Silva Freire

Responsabilidade socioambiental sob a ótica de uma petroleira

Trabalho apresentado a Unopar_Universidade do Norte do Parana, como requisito obtenção de notada disciplina: Teoria da Administração

Orientador: Sonia do Nascimento

ARAPIRACA -AL

2011

INTRODUÇÃO

Numa sociedade capitalista, onde o consumo desenfreado e a corrida para obter mais dinheiro são desiguais e destrutivos para os indivíduos e para o meio ambiente, questões de formas de desenvolvimento vêm sendo bastante debatido, ao que parece às pessoas vêm tomando cada vez maisconsciência de que o consumo exagerado está levando a práticas de ações degradantes dos recursos naturais e as crescentes desigualdades sociais, sobretudo de distribuição de renda.

Partindo do principio do desenvolvimento sustentável, que é uma forma de desenvolvimento mais aceita atualmente em que a definição é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer acapacidade de atender as necessidades das futuras gerações, às empresas se vêem obrigadas a seguir regras de desenvolvimento sustentável para possibilitar a sua permanência e seu crescimento no mercado.

Com base nisso o presente trabalho procura analisar as políticas de responsabilidade socioambiental adotadas pela Petrobras no discurso e na prática.

Responsabilidade socioambiental édefinida como o compromisso que organizações têm em relação ações tomadas para melhor desenvolvimento qualitativo da vida das pessoas em uma sociedade, esse conceito surgiu no inicio dos anos 90 com o movimento ECO-92 ocorrido no Rio de Janeiro e vem tomando cada vez mais importância no mundo.

Nos dias de hoje o mundo vem sofrendo com diversos desastres ambientais que ameaçam a vida na terra, podemoscitar a degradação do solo por meio de erosões e contaminação de produtos químicos que o tornam infértil; poluição do ar com a emissão de gás carbônico e outros poluentes ocasionando as chuvas ácidas; a poluição dos recursos hídricos e o efeito estufa são alguns dos muitos exemplos que podemos citar.

Partindo do principio de que as empresas/indústrias são uma das principais culpadas nessesdesastres citados a sociedade vem cobrando ações por parte do governo e das próprias instituições para que essa situação possa mudar. Então como esse assunto cada está mais em evidência às organizações vem buscando políticas minimizem esses impactos e que ajudem a imagem de empresa séria, movida pela ética e responsável socialmente e ambientalmente.

O homem passou a utilizar a energia quandodescobriu o fogo antes da descoberta da energia vinda do petróleo e do carão mineral vinda com a descoberta da tecnologia a vapor no sec. XIX, a única fonte de energia era a madeira que o fogo queimava.

Segunda a revista Forbes a mais rica empresa petroleira é a americana Exxon Mobil, seguida da holandesa Royal Dutch Shell, e da chinesa Petrochina e a Petrobrás fica em quarto lugar dentre asempresas do ramo.

A crise do petróleo se deu com a união dos países árabes em 1973, que até são os principais produtores de petróleo, numa atitude de retaliação contra os Estados Unidos e os países europeus que apoiaram Israel na guerra dos sete dias e contra o cartel das 7 únicas companhias que explorava o petróleo, essa união fez com que a produção do “ouro negro” caísse forçando o aumento do preçodo barril, provocando enormes perdas para economias industrializadas forçando-os a diminuíram a sua produção para economizar energia.

Alguns estudos mostram que os investimentos em energia limpa vêm aumentando em todo mundo, segundo relatório da ONU o Brasil ocupa uma posição de destaque sendo sexto que mais investe entre os países do G-20, e perdendo apenas para a China entre os países...
tracking img