Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DAS INTITUIÇOES FINANCEIRAS

- Subsistema Normativo (subsistema de supervisão) tem como função:editar normas que definam os parâmetros para transferência de recursos dos poupadores aos tomadores; controlar o funcionamento das instituições financeiras e entidades que efetuem atividades de intermediação financeira.
- Subsistema de Intermediação (subsistema operativo),tem comofunção , segundo Figueiras (2006, p. 73): operacionalizar a transferência de recursos do poupador para o tomador, de acordo com as regras estabelecidas pelas entidades integrantes do subsistema normativo.

-Risco de variação de taxa de juros: Representa o risco do descasamento de prazos de ativos e passivos de uma instituição financeira. Sempre que um banco possuir ativos (dinheiro emprestado) porprazo mais longo do que seus passivos (dinheiro captado), ele estará sujeito ao risco de não conseguir refinanciamento às mesmas taxas de juros anteriores.
-Risco de mercado:Risco da variação das condições de mercado, tais como taxas de juros, taxas de câmbio, índices de bolsas de valores, mercados futuros entre outros.
-Risco de crédito O risco de crédito existe porque nem todos os agentesdeficitários que captam recursos financeiros junto aos bancos honram seus compromissos no prazo previamente acordado.
-Risco tecnológico e operacional Os riscos tecnológicos e operacionais estão relacionados a falhas dos sistemas computacionais e falhas humanas. O bom desempenho da atividade bancária depende fundamentalmente de pessoas e sistemas operando com precisão.
-Risco de câmbio A taxa de câmbio épode ser entendida como a relação de valor entre duas moedas. Ao operar com moedas de outros países ou investimentos no exterior, os bancos expõe-se ao risco da taxa de câmbio variar de forma a trazer perdas para a instituição.
-Risco soberano O risco soberano também ocorre quando um banco opera em um país estrangeiro. Ele advém da decisão de um governo em declarar a suspensão do pagamento dedívidas, ou da proibição de que as empresas daquele país honrem seus compromissos assumidos com bancos de outros países.
-Risco de liquidez O risco de liquidez está associado à retiradas excessivas dos depositantes de um banco, seja por falta de confiança na instituição financeira após algum problema ou devido a necessidades imprevistas de numerários por grande parte dos clientes.
-Risco deInsolvência O risco de insolvência é o risco de não capacidade de pagamento dos compromissos assumidos pela instituição financeira.

Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF) foi criado com a edição da Circular 1.273, em 29 de dezembro de 1987. As normas consubstanciadas no COSIF têm por objetivo uniformizar os registros contábeis dos atos e fatos administrativos praticados,racionalizar a utilização
de contas, estabelecer regras, critérios e procedimentos necessários à obtenção e divulgação de dados, possibilitar o acompanhamento do sistema financeiro, bem como a análise, a avaliação do desempenho e o controle, de modo que as demonstrações financeiras elaboradas pelos bancos, expressem, com fidedignidade e clareza, a real situação econômico-financeira dainstituição e dos conglomerados financeiros.

A divisão entre títulos públicos e títulos privados diz respeito ao emissor dos papéis. Sempre que o emissor for uma entidade governamental (seja ela federal, estadual ou municipal) os títulos são chamados de públicos. Os demais títulos são os privados, de emissão de empresas e instituições financeiras em geral.

RENDA FIXA - CONTABILIZAÇÃO
O Banco ItiberêS/A fez uma compra de 500 letras financeiras do Tesouro (LFT) em 26/10/2007, pagando um preço unitário de $ 850,00, com vencimento em 26/4/2008. Os lançamentos contábeis para registro dessa operação foram os seguintes:
No momento da compra dos títulos, em 26/10/2007:
D – títulos e valores mobiliários – letras financeiras do Tesouro (ativo – 1.31.05.03.3)
C – caixa (ativo – 1.1.190.00.2)...
tracking img