Responsabilidade social empresarial - estudo de caso bhtrans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Administração








NOVAS FORMAS DE EMPREENDEDORISMO
Os desafios do jovem empreendedor da atualidade





Vinicius Moura da Silva









Belo Horizonte
2011


Vinicius Moura da Silva















RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Quem sai ganhando? Um Estudo de caso da empresa BHTRANSProjeto Interdisciplinar do 3º período do curso de Administração de Empresas/Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes, apresentado a Coordenação do Curso como requisito parcial para a aprovação no semestre.




Orientadora: Professora Edimeire Alexandra Pinto










Belo Horizonte
2011“Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos.”



Peter Drucker

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a Responsabilidade Social Empresarial, como as empresas abordam esse processo, além das responsabilidades doEstado e até onde a sociedade sai ganhando com esse processo. Através de uma pesquisa qualitativa, foi observada a empresa BHTRANS, uma entidade que atua na área de transporte urbano municipal em Belo Horizonte. Para analisar melhor as idéias foi adotada como instrumento de pesquisa a entrevista, que leva a uma análise dos dados obtidos onde as informações adquiridas durante o trabalho serãotrabalhadas conforme os questionamentos apareçam. O referencial teórico foi organizado com citações a respeito do tema abordado, para atender as necessidades de pesquisa. Os resultados foram analisados por meio da análise das entrevistas e indicam que o apoio empresarial a causas sociais reflete positivamente na forma como a sociedade vê a empresa e também por esse motivo cresce o número de empresas aaderirem a essa pratica além de incentivos fiscais oferecidos pelo Estado.

Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial, Estado, transporte urbano, incentivos fiscais.
































Sumário






1 INTRODUÇÃO 5


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
2.1. Conceito de responsabilidade social. 7
2.1.1 A história da responsabilidadesocial no Brasil e no Mundo. 8
2.2. A adesão das empresas aos projetos sociais. 10
2.3. A responsabilidade social privada e as responsabilidades do estado. 13
2.4. Investimentos em responsabilidade social. 15
2.5 O resultado da responsabilidade social na sociedade 17


3. METODOLOGIA 19


4 ANÁLISE DOS RESULTADOS 22


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 26


ANEXO A – Fixa deacompanhamento 28


APÊNDICE A – Roteiro da entrevista 29












1 INTRODUÇÃO



Vários fatores mundiais possivelmente influenciaram no surgimento da responsabilidade social nas empresas, como por exemplo: os movimentos em torno dos direitos civis ocorridos na Europa e na França na década de 60, as manifestações contra os efeitos das armas químicas na guerra do Vietnã, que culminaramcom o fortalecimento da organização da sociedade civil (igreja, fundações, etc.), os efeitos de armamentos, que afetaram o meio ambiente e a população, colocando em risco a sobrevivência da natureza e dos seres humanos entre outros. Esses acontecimentos provocaram uma mudança de postura ética das empresas frente à sociedade.

Hoje em dia, é possível observar o crescimento da responsabilidadesocial empresarial no Brasil por parte das organizações como os institutos ETHOS, GIFE, IBASE e CEDS, que oferecem orientação a grandes empresas, de forma voluntária, ou seja, sem fins lucrativos. O tema é tratado como uma obrigação moral da gestão empresarial para que promovam melhores condições de trabalho e preservem o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Com isso o país tem um...
tracking img