Responsabilidade social, civil e penal de um perito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS









PERÍCIA CONTÁBIL



RESPONSABILIDADE SOCIAL, CIVIL E PENAL DE UM PERITO



Ana Paula Andrade

Flávia Suruagy

Graziane Karinne

Maria Rafaela

Meibel Lopes

Renata Cristina

Rosana Gusmão










RECIFE, 2011

Ana Paula Andrade

Flávia de Araújo SuruagyGraziane Karinne

Maria Rafaela

Meibel Lopes

Renata Cristina

Rosana Gusmão







RESPONSABILIDADE SOCIAL, CIVIL E PENAL DE UM PERITO








Trabalho apresentado a cadeira de Perícia Contábil como requisito parcial para obtenção de nota.

Profº: Ivan










RECIFE, 2011

SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL E MORAL ....................................... 6

2.1. A responsabilidade social está ligada a Cidadania ........... 6

3. RESPONSABILIDADE CIVIL ............................................................. 7

3.1. Aspectos Civis e Criminais .................................................. 7

3.1.1.Deveres legais e profissionais ....................................... 8

3.1.2. Direitos legais e profissionais ........................................ 8

4. RESPONSABILIDADE PENAL ......................................................... 11

4.1. Penalidades civis e criminais .............................................. 11REFERÊNCIAS...................................................................................... 12


















1. INTRODUÇÃO



Um perito reveste-se de grande importância para examinar e trazer a tona os fatos obscuros que serão esclarecidos, dependendo do conhecimento de profissionais habilitados e da consciência ética.

A nossa sociedade a cada instante encontra-se diante de acontecimentos que necessitamda investigação esclarecedora de alguém capacitado sobre a matéria em questão, um profundo conhecimento e relativa experiência, assim através da utilização de procedimentos técnicos e científicos chega-se a constatação da veracidade sobre a situação, coisa ou fato que se quer saber.

O contador, na função Pericial, tem muita importância, já que o resultado de sua atuação é prova valiosa e emgrande parte decisiva para a aplicação da justiça e que ocorre primordialmente para os interesses da sociedade de um modo geral. É imprescindível ao profissional perito, atuar sempre preservando a qualidade técnica e uma postura moral intocada consciente de sua responsabilidade, evitando deduzir a verdade por presunção, mas de forma convicta, produzindo, finalmente, informações acerca daveracidade do objeto do seu trabalho, para propiciar a promoção da justiça, em atendimento ao interesse comum da sociedade.

Podemos afirmar que o objetivo de toda perícia é a conclusão sobre a veracidade dos fatos, sem levar em conta interesses pessoais ou de outrem, mas interesses da maioridade, devendo necessariamente, os seus serviços serem tecnicamente perfeitos e moralmente isentos e justos,buscando a verdade real, e não tendo uma idéia preconcebida em relação ao objeto periciado. O Laudo Pericial deve ser elaborado com todo cuidado e toda a dedicação e bom senso, apresentando em seu esboço elementos de convicção acerca da veracidade sobre a matéria examinada. Isso decorre de um trabalho personalíssimo feito com correção e honestidade.

Diante do exposto, contata-se que napratica do exercício pericial qualquer erro, irresponsabilidade profissional ou desvio de conduta, por menor que seja, levarão o profissional ao descrédito e, por conseqüência, a inabilitação parcial ou permanente no mercado de trabalho.

Portanto, o sucesso profissional depende da execução da perícia com a máxima competência, para que a finalidade de apresentar a verdade seja alcançada....
tracking img