Responabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de Aprendizagem
Responsabilidade Social e Meio Ambiente

SUMÁRIO

Introdução 3
Etapa nº. 1
Sustentabilidade
1. Conceito de sustentabilidade 3
2. Desenvolvimento sustentável4
3. Princípios e conceitos de saneamento básico 5
Etapa nº 2
Política nacional do Meio Ambiente 6
2.1. Planejamento ambiental 6
2.2. Meio ambiente ecologicamente equilibrado7
2.3. Órgãos responsáveis 10
Etapa nº 3
Saneamento Ambiental 12
3.1. Conceito 12
3.2. Reciclagem 12
3.3. Consumo consciente 13

Etapa nº 4
Considerações Finais14

Etapa nº 5
Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, um novo paradigma está posto; o de buscar alternativas de produção que diminuem os danos aoambiente. A partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais surge uma nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem caindo, devido à falta de planejamento e interesse dos mesmos. O planejamento ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação de cenário. Isto implica na mudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismo, afim de garantir sustentabilidade nos processos produtivos e, sobre tudo, reservar as gerações futuras no ambiente planetário que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é fundamental para que se inicie todo o processo de ambientalismo e para que se torne um ambiente mais equilibrado e sustentável para todos.

Etapa nº 1
1.1 Conceito de sustentabilidade:A sustentabilidade explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e qualidade social.
Podem se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto nofuturo. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros setores da atividade humana, como o industrial, por exemplo.
A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas temdesenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetosque visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
Desenvolvimento Sustentável - É definido por um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades atuais, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Esta idéia começa a se formar e propagar junto com o questionamento do estilo de...
tracking img