Resmat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESISTENCIA A TRAÇÃO

Formula de Tração
σ=PS
Onde:
P= Carga ou força em kgf que age no sentido longitudinal da peça, tracionando-a;
S= Seção transversal da peça em cm²;
σ= Tensão do material atração em kgf/ cm²;

Observação:
1)- Quando uma força age sobre um corpo produz neste uma TENSÃO, que será tanto maior for a força aplicada. Conclue-se daí que Tensão e diretamente proporcional aforça
2)- Se duas forças de mesma intensidade agirem, separadamente em 2 corpos de seções transversais diferentes, a tensão será maior naquele que tem a seção menor então tensão e inversamente proporcionala seção.

Aplicando a equação descrita acima pode-se encontrar os valores da tensão e fazer o gráfico conhecido como tensão-deformação.

Ensaio de tração
Em um ensaio de tração, um corpo de prova ouprovete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultadosobtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Osesforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material (ensaio destrutivo).

A parti do Gráfico de tensão-deformação Em um ensaio de tração épossível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio. Do início do ensaio, até a ruptura, os materiais geralmente passam pelas seguintes etapas:

Deformações Plástica e Elástica
Plasticidade éa propriedade de um corpo mudar de forma de modo irreversível. Deformação Plástica é quando a tensão não é mais proporcional a deformação ocorrendo então a deformação não recuperável e permanente. Apartir da perspectiva atômica, a deformação plástica corresponde a quebra de ligações com átomos vizinhos originais  em seguida formação de novas ligações com novos átomos vizinhos, uma vez que um...
tracking img