Resitencia muscular localziada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA

RESUMO
No esporte atual de rendimento, procura-se detectar talentos esportivos que possam destacar-se dos demais participantes da modalidade. Para isso utiliza-se testes orientados pela ciência desportiva cada vez mais balizadora de programas de treinamento adequado a determinados esportes e suas especificidades, mas como afirma Matsudo (1983) o talento nãopode ser detectado com base na aptidão demonstrada em um único teste motor, mas a identificação de talentos é parte de um processo, que se torna aparente durante as etapas de treinamento, testagem, mensuração sistemática e da participação em competições esportivas. Como nosso estudo é realizado em escola de iniciação esportiva devemos diferenciar os resultados e entender a diferença destes comparadosa equipes de futebol profissional. Para Werner e colaboradores (2005) em estudo realizado com uma equipe de futebol profissional encontrou o resultado de média igual a 60 repetições ±10. Neste sentido encontramos explicação em Böhme (2000) enfatizando que na conceituação de talento esportivo, diz que é necessário levar-se em consideração o nível competitivo ao qual se refere; assim, um jovematleta pode ser considerado um talento esportivo a nível escolar, não ocorrendo o mesmo quando este compete ao nível de esporte federado. Para entendermos a importância da musculatura abdominal explica que no futebol, os músculos abdominais são utilizados em quase todos os movimentos, como contração na hora do chute, rotação na execução dos dribles e estabilização no cabeceio. O condicionamento dessesmúsculos também é necessário para os movimentos pendulares e para o movimento de agachar (Weineck, 1990).
INTRODUÇÃO
O futebol ocupa um lugar importante no contexto desportivo contemporâneo, visto que não se trata de um mero espetáculo, mas também um meio de Educação Física desportiva e um campo de aplicação da ciência. Com o passar dos anos, a condição física vêm influenciando cada vez maisnos resultados dos jogos e competições, de forma que o preparo físico de jogadores de futebol é cada vez mais valorizado pelos treinadores, preparadores e até pela própria torcida. Segundo Bompa (2002, p. 59) “O treinamento físico é um dos mais e, em alguns casos, o mais importante ingrediente do treinamento para alcançar o desempenho máximo. Os principais objetivos do treinamento físico são: odesenvolvimento do potencial fisiológico e das habilidades motoras” (DANTAS, 2003, p. 41). Os benefícios advindos do esporte, variam de aspectos biológicos a psicológicos, podendo promover além da socialização e melhor qualidade de vida, uma melhoria da performance motora do indivíduo. A resistência muscular pode ser considerada o oposto de fadiga muscular e é a capacidade de um grupo muscularrealizar contrações repetidas contra uma carga ou manter uma contração por um período de tempo prolongado. Para justificar esta avaliação concordamos com VIANA e RIGUEIRA (1990, p. 19):
“Somente é possível almejar resultados de alto nível, em qualquer desporto, quando ao se elaborar o planejamento se tenha em mãos dados reais e estatísticos sobre as potencialidades dos atletas que compõem aequipe com a qual se trabalhará. Para tal se torna necessário que se tenha um ponto de partida, o que seria conseguido por meio da elaboração de uma bateria de testes que se incluiriam atividades físicas, orgânicas e motoras, estritamente ligadas ao futebol, para posteriormente serem comparados por meio de sistemáticas reavaliações, dentro dos treinamentos executados”.
Para fortalecer ainda mais oconceito de se desenvolver a Resistência Muscular Localizada do abdômen especificamente para o futebol, podemos citar um problema grave e frequente em atletas de futebol de campo, a pubalgia, segundo Renstrom (2000) de todas as modalidades esportivas o maior índice porcentual de casos é de jogadores de futebol. A pubalgia é definida por Marques (2008) como um problema da solicitação excessiva da...
tracking img