Resist Ncia10m

825 palavras 4 páginas
Escola Secundária Stuart Carvalhais

Introdução

Com este trabalho temos como objetivo perceber melhor a definição de resistência, sendo que é uma capacidade que nos permite realizar esforços, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperação depois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. Também os seus tipos, formas de desenvolvimento e maneiras de avaliação da resistência.
Neste trabalho encontram-se os 2 exercícios a realizar na aula com o seu respetivo grupo muscular que estes trabalham, com o tipo de resistência que cada exercício usa e também com os seus benefícios.

Resistência
Capacidade motora que permite realizar um esforço relativamente longo, resistindo à fadiga, com uma rápida recuperação depois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. É pela adaptação do sistema cardiopulmonar que se torna possível vencer a fadiga. Esta pode ser considerada um limite para lá do qual o rendimento decresce ou para totalmente. Estar bem preparado para praticar uma atividade física é sempre bastante indicado pelos profissionais que cuidam do corpo e da saúde. É exatamente por isso que os atletas treinam regularmente para conseguir mais resistência física. No entanto, todos devem saber que a resistência física não é importante somente para os atletas. Estar apto para realizar atividades que exigem esforço físico também importa bastante ao individuo comum.

Resistência Aeróbica
Nesta resistência verifica-se o equilíbrio entre o oxigénio que está a ser necessário para o trabalho muscular e aquele que a circulação transporta até ao tecido muscular. Está associada a esforços prolongados, de média ou baixa intensidade.
No início de cada esforço, os aparelhos respiratório e cardiovascular não podem responder imediatamente às necessidades metabólicas que as fibras musculares necessitam (verifica-se um défice de oxigénio); por vezes, só passados

Relacionados