Residuos, energia e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Resumo

Um dos princípios de gestão gestão dos RSU preconiza a maximização das práticas de reutilização,aproveitamento e reciclagem como uma das formas de lidar racionalmente com esse recurso. Nesse artigo iremos focalizar a nossa atenção para o aproveitamento energético enquanto parte de umaestratégia de gestão sustentável dos RSU.
A partir da revisão bibliográfica, iremos levantar e discutir as várias tecnologias de aproveitamento térmico dos RSU disponíveis e em usoactualmente no mundo. Iremos também analisar a sua viabilidade para o contexto moçambicano…..


A possibilidade de recuperar energeticamente os resíduos em geral e os sólidos urbanosem particular emerge a partir do momento em que os homens se aperceberam do elevado poder calorífico que esses materiais exibem.
O aproveitamento energético dos resíduos sólidosé uma prática muito usada nas zonas rurais e sub urbanas. Por exemplo, a fibra resultante do descasque do coco, o material que resta depois de extraída a copra (cafulo?), e aquele quesobra depois de se retirar o milho na maçaroca, entre outros materiais, são queimados para produzir calor que em seguida é aproveitado para várias finalidades energéticas como,cozinhar, aquecer, fritar, engomar, etc,.
O uso dos restos da madeira incluindo a serradura como combustível é outra prática de recuperação energética muito usada pelas populações naszonas urbanas, com mais incidência na periferia das cidades.
Esses exemplos são suficientes para sustentar a ideia de que a população em geral e moçambicana em particular conhece edomina algumas técnicas de recuperação energética dos resíduos produzidos no decurso das suas actividades de produção, transformação e consumo.














[pic]
tracking img