Residuos agrotoxicos -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificação das Articulações

As articulações classificam-se estruturalmente como fibrosas, cartilagíneas e sinoviais. Neste esquema as articulações classificam-se de acordo com o tipo maisimportante de tecido conjuntivo que mantém o contacto entre os ossos, e a existência ou não de uma cápsula articular cheia de líquido. As articulações também podem se classificar de acordo com a suafunção, com base no grau de mobilidade de cada uma. Fala-se então em sinartroses (imóveis), anfiartroses (semi-móvéis) e diartroses (movem livremente).
Articulações Fibrosas
Constituida por dois ossos,que se encontram unidos por meio de tecido conjuntivo fibroso interposto entre as superfícies articulares, não tem cavidade articular e têm pouco ou nenhum movimento. As articulações deste grupoclassificam-se ainda, com base na sua estrutura, em suturas, sindesmoses ou gonfoses.
Sindesmoses
Articulação fibrosa em que osso estão mais afastados do que numa sutura e são unidos por ligamentos.Numa sindesmoses pode haver algum movimento pela flexibilidade dos ligamentos, como é o caso da sindesmoses rádio-cubital, que mantém unidos o rádio e o cúbito.
Gonfoses
Articulação especializada queconsistem no encaixe em cavidade e são mantidas no seu lugar por finos feixes de tecido conjuntivo rico em colagénio. As articulações entre os dentes e os seus alvéolos da mandíbula e maxilares sãogonfoses. Os feixes de tecido conjuntivo entre os dentes e os seus encaixes são os ligamentos peri-odontais e permitem um ligeiro “dar de si” dos dentes durante a mastigação.
ArticulaçõesCartilagíneas
Ligam dois ossos entre si por meio de cartilagem hialina ou fibrocartilagem. As articulações que contém cartilagem hialina chamam-se sincondroses; as articulações que contêm fibrocartilagemchama-se sínfeses.
Sincondroses
Articulação assinovial em que a junção de dois ossos se faz por cartilagem hialina, com pouco ou nenhum movimento. As placas epifisárias dos ossos em crescimento são...
tracking img