Resident Evil patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A BOCA
É uma cavidade oral e é a primeira parte do tubo digestivo. É por ela que o alimento entra em estado bruto, é cortado, triturado e sofre a primeira ação do processo digestivo pela ação das enzimas da saliva.
Na boca estão a língua, os dentes e os pontos de abertura das glândulas salivares.


OS DENTES
São estruturas: Duras, calcificadas, esbranquiçadas que se inserem namandíbula e nos maxilares por meio dos alvéolos dentários, cavidade que permite o encaixe dos dentes no tecido ósseo.


A FUNÇÃO DOS DENTES
Os dentes têm a função de:
Cortar;
Despedaçar;
Triturar;
Moer;
Dilacerar;
Desmanchar a comida;
Facilitando o processo digestivo.
A DIVISÃO DOS DENTES:















A LÍNGUA
É um órgão muscular preso noassoalho da boca e á porção anterior da faringe.

Função:


Fonação;
Degluti nação;
Distinção de sabores;

















FARINGE
Órgão muscular em forma de tubo, com aproximadamente 12 centímetros de comprimento, situado posteriormente às cavidades nasais, à boca e à laringe. Sua função no sistema digestório é conduzir o bolo alimentar para o esôfago, participando deforma importante no processo de deglutição. Outra função da faringe é conduzir o ar à laringe, atendendo ao sistema respiratório.
A faringe é rica em tecido linfoide, ou seja, células do sistema imunológico que protegem o nosso organismo das infecções. Isso é importante porque a boca contêm naturalmente muitos microrganismos contaminantes que ingerimos junto com alimentos e podem passar pelafaringe até as partes distais dos sistemas respiratório e digestório. É o tecido linfoide, também, que constitui astonsila faríngea, conhecida popularmente como adenoide.






ESÔFAGO
Órgão muscular cilíndrico em forma de tubo, com aproximadamente 25 centímetros de comprimento, atravessa o pescoço e o tórax e passa por uma abertura do diafragma, o hiato esofágico, penetrando no abdome, ondetem uma pequena porção.
O esôfago conduz o bolo alimentar por meio de movimentos ondulatórios, chamados movimentos peristálticos, que empurram o alimento para adiante no tubo digestivo.
A partir do esôfago, o trato gastrointestinal passa a se apresentar com quatro camadas sucessivas. Da mais interna para a mais externa, elas se denominam: mucosa (camada de revestimento interno, relacionada àabsorção e à secreção), submucosa (de tecido conjuntivo denso, com muitos vasos e ramos nervosos), muscular (com camadas de músculo liso que modela a forma dos órgãos e controla os movimentos do tubo alimentar) e serosa (camada de revestimento externo composto de tecido conjuntivo e epitélio). Na porção abdominal do tubo digestivo, a serosa é chamada de peritônio e tem grande importância norevestimento de órgãos. Ele não só reveste o trato gastrointestinal como alguns outros órgãos – o fígado, por exemplo – e as paredes internas da cavidade abdominal.




ESTÔMAGO
Do esôfago, o bolo alimentar chega ao estômago, que é uma dilatação do tubo digestivo. Ele se localiza logo abaixo do diafragma, projetando-se na porção mediana e esquerda da parte superior do abdome.
O estômago serve comoreservatório para os alimentos ingeridos, que ali são armazenados e misturados com as secreções gástricas. Forma-se, assim, uma massa semilínquida, o quimo, que vai sendo progressivamente liberada para o intestino delgado, de acordo com sua capacidade de absorção.










As partes do estômago são:
Cárdia: região da abertura superior do estômago, em que ele se junta ao esôfago.Corpo: porção central, onde ocorre a secreção de enzimas digestivas que se misturam com o bolo alimentar.

Fundo: porção em forma de cúpula, mais alta e à esquerda, que serve como reservatório.

Antro: porção em forma de funil, imediatamente distal ao corpo gástrico.

Piloro: porção final do estômago, que possui um esfíncter, camada muscular circular. Sua função é regular a velocidade e...
tracking img