Resgatando raizes para preservar a identidade da comunidade quilombola ferruos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 7º SEMESTRE 2012.1
MODULO: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
FRANCISCA RAMOS DE SOUSA – 164260
MARIA DE JESUS MARTINS DE ANDRADE CUNHA - 171956
REJANE DOS SANTOS PEREIRA – 174562
TÂNIA REGINA SILVA ARAUJO - 164541
THATIELLY FERREIRA BARROS – 172080




LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS
Tema: Resgatando raízes para preservar aidentidade da Comunidade Quilombola Ferruos
PROFª Edilene Xavier Rocha Garcia





CAXIAS - MA
ABRIL - 2012
INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa social junto a Comunidade Quilombola Ferrous, que fica localizada no município de presidente Kennedy, na divisa dos Estados do Espírito Santo e do Rio de janeiro. Dessa forma objetivamos também contextualizara situação sócio-histórica e cultural da referida comunidade, logo nos propomos a observar o desenvolvimento local, bem como os interesses comuns de seus moradores em relação a preservação da identidade do lugar.
Por conseguinte observa-se que a comunidade em destaque foi fundada por meio da resistência de mulheres e homens que lutaram para assegurar sua liberdade e manter suas memórias eidentidade, assim como outras especificidades próprias da população negra.
Portanto nosso ponto de partida será o resgate dos saberes locais, bem como a valorização da identidade da população negra, por entender a importância do estudo da História e da cultura afro-brasileira e africana. Para tanto se deve refletir sobre novos conceitos, valorizar as Ciências Sociais e a importância da participaçãopopular, com vistas na ampliação do protagonismo da comunidade quilombola que iremos pesquisar, pois se entende que atitudes como essa, é responsabilidade de todos nós. Nesse sentido Martins, destaca o que segue [...] entende-se que criar condições para que a comunidade efetivamente exerça este protagonismo se afigura como o maior desafio para que o desenvolvimento local aconteça.OBJETIVOS

Geral
 Conhecer a realidade sócio-histórica e cultural da comunidade quilombola Ferrous para compreender e valorizar a contribuição dessa e outras comunidades negras para a formação da nação brasileira.

Específicos:
 Discutir a importância e a riqueza da cultura quilombola, buscando elevar a auto-estima dos moradores da comunidade quilombola Ferrous;
 Desenvolver no interior dacomunidade quilombola Ferrous um trabalho coletivo com os moradores, cujo foco central seja o resgate das tradições culturais, como por exemplo, o Jongo, dentre outros aspectos relevantes;
 Possibilitar aos quilombolas leituras e discussões a respeito de obras nas quais habitam reis negros e rainhas negras, deuses africanos, bem como os heróis afro-brasileiros que simbolizam a resistência e lutacontra a escravidão.










METODOLOGIA

É importante salientar que a disciplina Pesquisa em Serviço Social nos alertou sobre a importância de buscarmos constantemente adquirir embasamento teórico acerca dessa árdua tarefa que é a elaboração e execução de projetos, logo nos permitiu trilhar caminhos diversos para a elaboração desse e de projetos vindouros.
Vale destacar que ametodologia constitui-se em uma etapa importante para obtermos os dados necessários para conhecermos com mais afinco a realidade pesquisada, permitindo assim aproximações, tanto com a população assistida quanto com o ato de fazer ciência.
Por conseguinte ressaltar se que para analisarmos os fenômenos sociais se faz necessário lançarmos mão de tipos de diferentes de pesquisas, logo se destaca que apesquisa bibliográfica deve ser aplicada nos mais variados estudos. Destaca se ainda utilização da pesquisa de campo, do estudo de caso e da pesquisa exploratória, pois os tipos de pesquisas apontadas visam criar maior aproximação com o objeto estudado, proporcionando familiaridade com o problema uma vez que permite a imersão na realidade a ser analisada, bem como a relevância de aspectos...
tracking img