resenho o mundo codificado

1155 palavras 5 páginas
Resenha O Mundo Codificado

Trabalho apresentado no curso de Design de Interiores

Bento Gonçalves, outubro de 2013.

FORMA E MATERIAL

No capitulo Forma e material do livro O Mundo Codificado, o autor Flusser já de saída declara a intenção de romper “disparates” que, segundo ele, vêm ocorrendo em relação à noção de que caminhamos hoje para uma “cultura imaterial”. Para isto, descreve história dessas duas noções forma e material que nos leva até uma modificação radical na maneira como as relacionamos atualmente.
Segundo Flusser, o desenvolvimento da ciência conduziu primeiro à noção de que a matéria era a realidade, e à oposição matéria-espírito, em que a noção de “espírito” derivava originalmente dos diferentes estados em que se podia encontrar a matéria.
Matéria, originalmente, é a substância amorfa revelada pela forma. Com o decorrer do tempo esse sentido foi perdendo seu uso, até chegar à concepção de materialismo para o qual a matéria é a realidade. Assim, em questão está em usar imaterial para se rebater a material (real).
O termo é resgatado porque nesse caso o conceito de “matéria” é tido como um preenchimento transitório de formas atemporais, o que nos remete a Platão e à idéia original dos termos forma e matéria, pois, utilizando do exemplo que Flusser da temos que em uma mesa de madeira a matéria corresponde à madeira e a forma à mesa. A forma “mesa” é real, o conteúdo “mesa” (a madeira) é apenas aparente. Os carpinteiros impõem forma e deformam a idéia de mesa, uma vez que informar uma mesa ideal não é possível.
Flusser caracteriza a materialização da forma ideal como impossível, pode-se perceber, portanto, que na Forma e material, a caracterização da matéria se dá indiretamente, para o autor, em função da resistência que essa matéria oferece à forma que se estabelece a ela, enquanto a noção de forma se junta à de informação.
Segundo Flusser, da palavra forma deriva de outra

Relacionados

  • Metodo de pesquisa
    35589 palavras | 143 páginas
  • a influencia da administraçao na revoluçao industrial
    121523 palavras | 487 páginas
  • Tese Rafael Paim Engenharia De Processos 19fev2003b
    85985 palavras | 344 páginas