Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
ILHÉUS, 31 de julho de 2012.
DISCENTE: ANA CAROLINA ORNELAS
DOCENTE: MARCELO PIRES
DISCIPLINA: LINGUAGENS DO VIDEO E TV.
Resenha - Lucia Santaella – Aslinguagens como antídotos ao midiacentrismo.

A partir do texto de Lucia Santaella, podemos perceber que nos dias atuais, vem acontecendo à multiplicação das mídias de produção e consequentemente aproliferação exacerbada de processos de misturas sígnicas. Nós seres humanos recebemos uma enorme carga de linguagens e gêneros misturados, isso de um único meio. Essa mistura é chamada hibridização, sendoesta uma das principais linguagens encontrada na rede interativa, e ainda sendo uma das linguagens mais trabalhadas na comunicação.  A hipermídia que é uma linguagem digital permite que essaslinguagens (integração de texto, sons ou ruídos, imagens fixa ou em movimento) se misturem no ato mesmo de sua formação.
A hipermídia é interativa, ou seja, não há interatividade sem interfaces, que é acomunicação humana com as máquinas. E a sua linguagem serve para facilitar a leitura do internauta. A linearidade textual, que é próprio do livro, na hipermídia é quebrada em unidades que consistem departes ou fragmentos de textos, gráficos, desenhos, fotos, vídeos, acompanhados de sons, músicas, ruídos.  Na sintaxe, ela é definida como um sistema alienar, reticular de conexões entre unidades deinformações. Segundo Lucia, essa integração pela internet serve para os usuários aprenderem a interagir, mas a hipermídia é muito mais do que isso. As características da hibridização são: (a) ahibridização de linguagens, já mencionada acima, (b) a organização não linear, reticular, dos fluxos informacionais em hiper-arquiteturas, (c) a cartografia de navegação e (d) o agenciamento interativo dousuário.
Deste modo, as estruturas digitais da hipermídia têm possibilitado a criação de uma lógica nunca vista anteriormente que logo, vem a trazer consequências culturais, cognitivas e comunicacionais...
tracking img