Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio de Tentativa de Assassinato em Terceiro Grau: o homem que queria matar o computador; Cidade: Editora, 2005, São Paulo.
È uma obra composta de cinco capítulos são eles:O cenário, os personagens, a trama, o desfecho e sobreviventes. A obra de Alvim Netto tem como objetivo os valores éticos, morais e culturais em plena transformação e a ciência e a tecnologia empleno desenvolvimento. O autor procura mesclar a realidade e a ficção. Onde a história narrada é recheada de fortes emoções. Tudo começa nos meados da década de 1960, numa pequena cidade do interior deMinas Gerais, quando chegou à notícia de que seria instalado na Universidade um “cérebro eletrônico”, como eram chamados os computadores na época. Para que se possa ter uma real dimensão dessa notícia,faz-se necessário retroceder na linha do tempo, e buscar nos anos 50 os principais fatores que irão conduzir e motivar os personagens dessa história. Assim, o autor faz uma explanação sobre osmovimentos sociais que eclodiram nos anos 50 pelo mundo afora. Como eles influenciaram toda uma geração de jovens. Estes movimentos sociais que eclodiram nesse período, contestavam os padrões éticos, moraise religiosos da época. A esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu-se o nome de “contracultura”, uma busca por outro tipo de vida, à margem do sistema oficial. Os estudantesmostraram que conhecimento é poder, ao empreender a Passeata dos 100 mil. A Igreja, com astucia uniu-se aos estudantes quando percebeu que eles tinham determinação para enfrentar o atual sistema. Asrádios e jornais mantinham a população informada sobre os fatos que estavam ocorrendo em vários países.
O autor depois de descortinar o cenário mundial em plena transformação social, econômica epolítica. Passa a narrar sobre sua cidade, um lugar tranqüilo, onde os moradores sentam na praça para bater papo no final da tarde. Menciona outro ponto de encontro o armazém do Senhor José. Fala da...
tracking img