Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Café

Titulo da obra: CAFÉ

Nome: Ronald Morais

( Coordenador de Administração da Cooperativa de Guaxupé )


Em 1909 o café no porto sozinho foi responsável pela movimentação de787.856 toneladas, por 95,8% do movimento do porto santista, proporção que movimentou por mais de uma década. Em 1909 a exportação global pelo porto correspondia a 53,5% do movimento geral.
Nos poucomais de 4,5 km de amurada de acostamento, com os pátios de movimentação de cargas já havia 26 armazéns internos, um armazém frigorífico, 23 pátios cobertos com um total de 64.500 metros quadrados decapacidade; 15 armazéns externos com 122.000 metros quadrados de capacidade; dois tanques para óleo combustível com a capacidade de 17.500 metros cúbicos e 38.300 metros de linhas férreas e desvios.
Naépoca as casas onde era servido (os "cafés") passaram a ser uma espécie de ponto de encontro dos elegantes e dos intelectuais de Paris, Londres e outras cidades.
Somente no começo do século XIX,quando o renascimento das atividades agrícolas no Brasil ocorreu, é que o café começou a projetar-se como um produto economicamente importante para o país.  Mesmo assim, nesse período ainda não mostravaa força de expansão que teria a partir da década de 1830 (43,8%), uma vez que o açúcar e o algodão até então apareciam como os dois produtos de exportação fundamentais para o comércio exteriorbrasileiro.

Até ao fim do século XVIII, os dois grandes núcleos controladores do mercado mundial de café eram Londres e Amsterdã, pois as colônias inglesas e holandesas eram os maiores produtores daplanta; mas, a partir daí, os Estados Unidos, recém-independentes, passaram também a desempenhar o papel de grandes consumidores. Os americanos preferiam negociar diretamente com produtores que não fossemcolônias da Inglaterra e da Holanda, passando a comprar café brasileiro, o que proporcionou um grande estímulo a este tipo de lavoura no Brasil. Aumentando assim, mão-de-obra, produtividade e o PIB...
tracking img