Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Darlira Silva1

RESUMO

Este artigo propõe discutir a contribuição e a importância que os espaços não formais enriquecem na formação de um pedagogo. O mesmo mostra como o pedagogo pode ser um motivador da descoberta de habilidades e competências das crianças destes espaços, trazendo ilustrações de práticas vivenciadas em umespaço não formal da cidade de Barreiras. Busca-se também, compreender ações coletivas no campo da Educação Não-Formal, nos marcos de uma teoria social crítica. Para se fazer a relação entre formação e atuação do pedagogo, houve apoio de KISHIMOTO (1996), GOHN (2008)e (2010) e PIMENTA(2002), que defendem a ideia das áreas de atuação do pedagogo na sociedade e havendo flexibilidade na dinamização dosconteúdos através de jogos contempla-se a espontaneidade na formação deste profissional.
Palavras-chaves: Pedagogo, Formação e Espaço não formal.
ABSTRACT:
This article aims to discuss the contribution and importance of non-formal spaces that enrich the training of a teacher. The same shows how the teacher can be a cause for the discovery of skills and competencies of children in thesespaces, providing illustrations of practices experienced in an area of the city of non-formal barriers. The aim is to also understand collective action in the field of Non-Formal Education, within the framework of a critical social theory. To make the connection between training and work of teachers, there was support KISHIMOTO (1996), GOHN (2008) and (2010) and PEPPER (2002), who defend the idea of theareas of work of teachers in society and there is flexibility in dynamic content with games we contemplate the spontaneity in the formation of this professional.
Keywords: Pedagogue, non-formal training and Area.
_____________________________
1 Graduanda do 6° período do Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. E-mail: darlyra_@hotmail.com

INTRODUÇÃO

A educação e otrabalho estão sociavelmente interligados um ao outro. Percebendo esta realidade, seria inegável falar em formação de pedagogos sem atuar em campos específicos obtendo habilidades e competências na propagação dos saberes nos atos de cada indivíduo, levando-os a compreensão da importância do seu papel dentro das organizações fundamentadas.
Para que estes espaços considerados não formais, forneçauma contribuição na formação de um pedagogo seria necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizasse tanto o trabalho no caso do pedagogo (estagiário) quanto às crianças envolvidas. Sendo assim, o desafio para atuar em espaços não formais é grande, mas diante das necessidades encontradas neste âmbito se fazem mediadora e enriquecedora do saber o pedagogo em sua atuação.

1.1Discussões a respeito da formação do pedagogo
Antes de iniciar a discussão à respeito deste tema torna-se indispensável, à apresentação da temática formação, fundamentando o tema deste artigo já que no decorrer do tempo este sofreu alterações devido as grandes transformações dos tempos que é definido por Gohn, (2010) da seguinte forma:
“Cobra-se um perfil de trabalhadores criativo, que saibacompreender, processos e incorporar novas idéias, tenha velocidade mental, saiba trabalhar em equipe tome decisões, incorpora e assuma responsabilidades, tenha auto-estima, sociabilizada e atue como cidadão.” (p.95).
Enquanto participantes formadores do saber, os espaços não escolares têm muito a oferecer à pedagogos, pois desenvolver atividades lúdicas, propondo a dinamização da metodologia quanto àexploração dos conteúdos propostos favorece a participação coletiva das crianças que convivem e atuam nestes espaços. Nesta perspectiva, à ilustração abaixo expõe momentos de estágio, em um espaço não formal envolvendo a ludicidade com as letras e os números:

Foto n° 01- Retirada no Espaço Lar Batista David Gomes –
As crianças neste momento aprendendo como utilizar o Jogo das Palavras ao...
tracking img