Resenhas dos artigos: a logistica enxuta e evolução do processo de compras ou suprimento de bens e serviços nas empresas, supply chain management e um pouco além do jus in time: uma abordagemà teoria das restrições

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CIENCIAS CONTABEIS – FAECC
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO











RESENHAS DOS ARTIGOS: A LOGISTICA ENXUTA E EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE COMPRAS OU SUPRIMENTO DE BENS E SERVIÇOS NAS EMPRESAS, SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E UM POUCO ALÉM DO JUS IN TIME: UMA ABORDAGEMÀ TEORIA DAS RESTRIÇÕES



SANDRO PAULO TOLEDOCUIABÁ – MT
2008
FIGUEIREDO, Kleber. A logística enxuta


O artigo trás um exemplo de como aplicar na prática a logística enxuta e otimizá-la, e dessa forma realizar o serviço com o menor custo total, tentando eliminar as fontes de desperdícios.
A repercussão econômica mais visível da adoção do conceito lean sempre foi à redução de estoques, atravésde entregas mais freqüentes e diminuição dos lotes de compra e/ou de fabricação, surgiu no âmbito da logística a premissa do “ressuprimento enxuto”, expressão que erradamente muitos passaram a substituir por “logística enxuta”.
Enxuto é um conceito limitado, já o conceito de logística enxuta é mais amplo e envolve iniciativas que visam a criação de valor para os clientes mediante um serviçologístico realizado com o menor custo total para os integrantes da cadeia de suprimentos.
O pensamento enxuto, quando aplicado, procura fazer com que as partes envolvidas trabalhem juntas para eliminar essas fontes de desperdícios.
Este artigo procura abordar o conceito de logística enxuta e, o serviço logístico enxuto.
Soluções enxutas para o serviço logístico.
Na obramais recente Womack e Jones introduzem o conceito de “Consumo Enxuto”. Os princípios do consumo enxuto são: Solucionar totalmente o problema do cliente, assegurando que todos os produtos e serviços funcionem e que funcionem juntos, Não desperdiçar o tempo do cliente, Oferecer exatamente aquilo que o cliente quer, Oferecer o que o cliente quer exatamente onde ele quer, Oferecer o que o cliente quer,onde ele quer e exatamente quando ele quer e Agregar continuamente soluções para reduzir tempo e aborrecimentos do cliente.
Abaixo temos exemplos, como alguns dos princípios do consumo enxuto podem ser encontrados em soluções logísticas pensadas para tornar eficiente a experiência de clientes.
A empresa procurou entender desde o início os critérios competitivos de seu cliente:consistência, rapidez, e preço.
Para que seu cliente tenha sucesso junto a seus clientes, a MB desenvolveu um projeto de serviços logísticos que cotidianamente persegue aqueles critérios competitivos. O objetivo do projeto foi garantir a sincronia necessária para atender rapidamente aos pedidos recebidos.
Também com o objetivo de sincronização a grande maioria dos caminhões da empresa possuitrês compartimentos em temperaturas distintas para acomodar diferentes tipos de necessidades das lojas, com o objetivo de minimizar o número de entregas e diminuir, também, a probabilidade de que alguns produtos cheguem e outros não.
Ela desenvolveu o formulário eletrônico para envio e recepção dos pedidos via internet. A MB instalou um sistema ERP com módulos de previsão de vendas,recebimento de pedidos, controle de estoques próprios e dos fornecedores, relatório de vendas por loja e acompanhamento diário dos indicadores de desempenho.
A empresa adquiriu um programa roteirizador que determina, em função dos pedidos a serem entregues, a melhor rota para o veículo.
Dessa forma ela não é apenas um operador que abastece as lojas; é um operador logístico integrado queadministra a inteligência logística da cadeia, desenvolvendo soluções que dêem respostas aos desafios enfrentados pelo cliente, perseguindo o custo total mínimo para todos os integrantes da cadeia.


Fabricação enxuta procurou reduzir todos esses desperdícios, projetando processos que procuram otimizar o uso da mão-de-obra.
É preciso mapear todas as atividades que precisam ser...
tracking img