Oncologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções de Oncologia

#Fisiopatologia do Processo Maligno#

-O cancer é um processo patológico que começa quando uma célula anormal é transformada pela mutação genética do DNA celular. Essa célula anormal forma um clone e começa a se proliferar de maneira anormal, ignorando os sinais de regulação do crescimento ambiente adjacente a célula. Essas células adquirem características invasivas,infiltram tecidos adjacentes e ganham acesso aos vasos sanguíneos e linfáticos, chegando a outros tecidos(metástase).

- Padrões Proliferativos: hiperplasia(aumento do numero de células de um tecido), metaplasia(conversão de um tipo de célula madura em outro tipo), displasia(crescimento celular bizarro resultando em células que diferem em tamanho, forma ou disposição das outras células do mesmo tipode tecido), anaplasia(células que carecem das características normais e diferem em formato e organizaçao das células de origem; usualmente; as células anaplasicas são malignas) e neoplasia(crescimento celular descontrolado que não segue a demanda fisiológica)

*Características das Células Malignas*

As membranas celulares das células malignas são alteradas, modificando a entrada e saída delíquidos. Contendo também proteínas chamadas antígenos tumor-especificos(antígeno carcinoembrionario-CEA e antígeno próstata-especifico – PSA) que se desenvolvem quando as células se tornam menos diferenciadas, com o passar do tempo. Esses antigineos são uteis na medição da extensão da doença e no rastreamento do curso da doença.

Tipicamente os núcleos das células cancerosas são grandes eirregulares, tem uma maior quantidade de nucléolos(RNA) e seu tamanho é aumentado. A mitose ocorre mais frequentemente, requerendo cada vez mais glicose e oxigênio, porém as células malignas também possuem mecanismos anaeróbios para produção de energia.

-Invasão e Metástase: Invasão se refere ao crescimento do tumor primário para dentro dos tecidos hospedeiros adjacentes. As células malignas tem acaracterística de serem menos aderentes e podem assim desprender-se do tumor primário, caírem na circulação sanguínea e linfática, invadindo tecidos mais distantes, caracterizando as metástases. O sangue e a linfa são os principais mecanismos de metástase, sendo a linfa o mais comum.

-Angiogênese: crescimento de novos capilares a partir do tecido hospedeiro através da liberação dos fatores decrescimento e enzimas, como o fator de crescimento endotelial vascular(VEGF). Com os novos vasos o tumor pode adquirir nutrientes e oxigênio, alem de formar êmbolos que podem gerar metástases.

-Carcinogênese: é a transformação maligna. Acredita-se que ela possui tem etapas: Iniciação, promoção e Progressão.

Iniciação: os carcinógenos, como as substancias químicas, fatores físicos e agentebiológicos, escapam dos mecanismos enzimáticos normais e alteram a estrutura genética do DNA celular. Normalmente essas modificações são revertidas, porem algumas alterações podem ser permanetes.

Promoção: a exposição repetida para promover os agentes(co-carcinogenos) causa a expressão de informações genéticas anormais ou mutantes, mesmo depois de longos períodos de latência.Progressão: as alterações celulares formadas nas duas primeiras fases exibem comportamentos malignos, pode ocorrer invasão e metástase.

*Etiologia*

Virus e Bactérias, Agentes Físicos(luz solar, radiação...), Agentes Químicos(tabaco), Fatores Genéticos e Familiares(ambientes compartilhados, fatores culturais...), Fatores da Dieta(álcool, carnes defumadas....) e AgentesHormonais(dequilibrio hormonal endógeno, administração de hormônios exógenos...).

*Papel do Sistema Imune*

O sistema imune tem a capacidade de detectar o desenvolvimento de células malignas e destruí-las, quando esse sistema falha, há o desenvolvimento do câncer clinico. Assim, indivíduos com AIDS e doenças auto-imunes podem ter mais incidência de câncer.

Os antígenos tumorais podem combinar-se com os...
tracking img