Resenhas de filmes e documntários

2520 palavras 11 páginas
Nós que aqui estamos por vós esperamos
Este documentário de 1999 dirigido por Marcelo Masagão faz uma retomada de fatos importantes do século XX através de recortes de imagens arquivadas, documentários e obras cinematográficas da época. Este trabalho é considerado humanista por se ater aos sentimentos e inseguranças dos indivíduos frente às mudanças que ocorrem nesse século.
É importante lembrar que o século XX foi marcado por ilustres estudiosos como Sigmund Freud na psicanálise e Albert Einstein na física, além de prestigiados líderes e autoridades tais como Adolf Hitler na Alemanha, Mao Tsé-Tung na China, Mahatma Gandhi na Índia, Josef Stálin na União Soviética, Benito Mussolini na Itália, entre outros. Esse período é marcado por grandes evoluções como a industrialização e o fordismo, a invenção de tecnologias como a luz elétrica e o rádio, a revolução feminista e sua consequente inserção no mercado de trabalho, dentre muitos outros avanços.
Por outro lado, também ocorreram grandes catástrofes com impagáveis perdas humanas, dentre elas, as duas Guerras Mundiais e a Guerra do Golfo, marcadas por regimes totalitários que conseguiram, não estagnar, mas DESTRUIR os direitos humanos conquistados até então. Além disso, também houve uma crise econômica com a queda da Bolsa de Valores de Nova York em 1929.
Em suma, este documentário representa, com bastante propriedade, as contradições vividas pelo homem no conturbado século XX, com dicotomias como vida e morte, guerra e paz, progressão e regressão.

Ladrões de Bicicletas
O filme dirigido por Vittorio de Sica de 1948 é uma narrativa que se passa na Itália, mais especificamente em Roma, em um trágico período de sua história, trata-se do período pós Segunda Guerra Mundial em que a economia se encontra completamente arruinada e o desemprego assola todo o país.
Nesse contexto, o personagem Antônio, à procura de emprego, consegue um como colador de cartazes cinematográficos que, como

Relacionados