Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Saiba como funcionam as agências de classificação de risco (UOL, 08.08.2010)

Seja o primeiro a comentar
PARIS, 8 Ago 2011 (AFP) -As notas que as agências de classificação de risco dão às empresase países são resultado do trabalho de ao menos dois analistas, que as elaboram em discussão interna com outros colegas, mas que, em grande parte, são baseadas em informações públicas.

A maioriados Estados e empresas paga as agências para que classifiquem os riscos de suas próprias dívidas.

Sem essa avaliação, a princípio considerada confiável e imparcial, diversos investidores rejeitamadquirir seus títulos.

Independentemente de se tratar de um país ou de uma empresa, a agência de classificação realiza uma primeira análise, que avalia a solvência e, portanto, os riscos de calote deseus empréstimos, atribuindo a eles uma nota ou classificação, que vai de um triplo A positivo (AAA+), a melhor, a D, a pior, que significa quebra.

"Acompanhados por um colega, entrevistam oemissor da dívida, seja o diretor financeiro, diretor-geral ou gerente. Em casos de empresas, fala-se com vários executivos e, no caso de um Estado, com o ministro da Economia ou das Finanças", explicou àAFP Norbert Gaillard, assessor do Banco Mundial e autor de um livro sobre as agências de classificação de risco.

"Nos Estados Unidos, o interlocutor privilegiado das agências de classificação é onúmero dois do Tesouro, John Bellows", comentou.

"Em países pequenos da África e da América Latina, o interlocutor pode ser o presidente ou chefe de governo", completou.

São realizadas uma média detrês a quatro dias de reuniões, que incluem entrevistas com o presidente do Banco Central e altos funcionários com os quais estatísticas e previsões recentes são analisadas, explicou o especialista.Trata-se de um trâmite curto em relação às missões do Fundo Monetário Internacional (FMI), que, para redigir seus relatórios anuais, empregam de duas a três semanas, sustenta Gaillard.

Os...
tracking img