Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É muito sintomático e nem um pouco indireto o primeiro momento . Logo na sequência de abertura, o choque entre as espécies. Em nome da ciência, da evolução da espécie, o homem invadiu o habitat domacaco, armado e poderoso, para de lá o expurgar e torná-lo macaco de laboratório, reduto de experiências científicas.
A violência que se propaga em César, o macaco líder da revolução, órfão, é reflexoda violência a qual ele é exposto, pois ele observa a agressão para só então agredir, partindo em defesa do amigo que o alimenta e conforta. E mesmo quando ele violenta o homem que brigava com o paide Will Rodman logo se arrepende, pois ele, instintivamente, diferente do homem, nega a violência. Não raro o primeiro sinal de força bruta e de raiva que emana em César Em outras palavras, César sóreage (sempre em defesa) quando sente medo. Nesse contexto, a experiência do homem deu certo demais, para além das expectativas e das necessidades, pois César se tornou mais inteligente que ele, maisracional que ele, decerto mais sentimental também. Mas César é novamente tirado dos braços de seus pais, mas não sem este lhe prometer que voltará para tirá-lo da “prisão” e levá-lo de volta paracasa Lá, em companhia de seus semelhantes, ainda que vivendo numa selva artificial e de certa forma assustadora pois não há saídas, e para onde se vá será sempre o mesmo lugar), ele passa a compreendersua situação, e, portanto, a não aceitá-la de toda forma – outra cena que deixa isso bem explicito é a que mostra Will levando César a reserva ambiental e, ao entrar no carro para voltar para casa,ele escolhe o banco traseiro ao invés de dirigir-se ao porta malas, que o esperava como sempre.

Claramente temos a ideia de que César é um ser vivo acima da média pois evoluiu rapidamente, passou apensar precocemente, mas o momento decisivo dessa virada de jogo (de líderes) está na tomada de consciência. Crucial é a cena em que, já bastante maltratado pelos homens que administram o abrigo,...
tracking img