Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modernas
| |

1. Classificação Periódica Moderna

A periodicidade ocorre quando um determinado evento se repete regularmente, em função de um certo parâmetro. No caso da Tabela Periódica de Mendeleev, o arranjo adotado por ele, determinava uma variação repetitiva(periódica) das propriedades físicas e químicas à medida que se sucediam as linhas de elementos. O mesmo se observava nas colunas.

Assim, a base das modernas classificações periódicas dos elementos foi a segunda versão lançada por Mendeleev em 1871 e modificada com o tempo para acomodar os novos elementos que se descobriram, entre eles os gases nobres.

Mais tarde, com a descoberta dos prótons edos elétrons, o físico inglês Henry G. J. Moseley percebeu que as propriedades periódicas eram em função do número atômico crescente e não da massa atômica, como pensaram os pesquisadores anteriores. Assim, desapareciam também as “inversões” da Tabela de Mendeleev, como era o caso do iodo e do telúrio.

A partir daí a Lei da Periodicidade ganhou um novo enunciado:

Muitas propriedades físicase químicas dos elementos variam periodicamente na seqüência de seus números atômicos. (Lei da Periodicidade de Moseley)

2. Períodos

Os períodos são as sete linhas horizontais que aparecem na tabela. Eles podem ser classificados como:

[pic]

O número do período indica o número de camadas que os seus elementos possuem.

3. Famílias ou Colunas

As 18 linhas verticais que aparecem natabela são denominadas colunas, grupos ou famílias de elementos. Em uma família, os elementos apresentam a mesma configuração na última camada e, por isso, devem apresentar propriedades químicas semelhantes. Algumas famílias recebem nomes especiais:

- Metais Alcalinos: recebem esse nome devido ao vocábulo álcali, que significa cinza de plantas, onde podem ser encontrados, principalmente o sódio eo potássio.

- Metais Alcalino-terrosos: nome dado devido a semelhança apresentada com os alcalinos e por encontrarem-se na terra.

- Calcogênios: a palavra vem do grego e significa “formadores de cobre”.

- Halogênios: a palavra vem do grego e significa “formadores de sais”.

- Gases Nobres

4. Classificações Eletrônicas dos Elementos

Caminhando horizontalmente ao longo dos seteperíodos da Classificação Periódica, ao passarmos de uma quadrícula para a seguinte, o número atômico aumenta de uma unidade, o que equivale dizer que a eletrosfera recebe um novo elétron, chamado elétron de diferenciação. Com base nesse critério da distribuição eletrônica, temos as seguintes classificações:

[pic]

A) Elemento Representativo ou Típico: são os elementos que ocupam as colunas “A”.Seus últimos elétrons entram no subnível s (1A e 2A) ou no subnível p (de 3A a 7A) e apresentam o último nível incompleto. O número da coluna corresponde ao número de elétrons do último nível. Esses elementos apresentam propriedades químicas muito semelhantes.
Ex: Cl (Z=17) „³ 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

B) Transição: são os elementos que ocupam as colunas “B”. Seus últimos elétrons entram no subníveld. O número da coluna é dado pela soma dos elétrons de s do último nível com os elétrons de d do penúltimo nível, observando-se que, se a soma for superior a 8, teremos: 8 (coluna 8B primeira fila), 9 (coluna 8B segunda fila), 10 (coluna 8B terceira fila), 11 (coluna 1B) e 12 (coluna 2B).
Ex: Co (Z=27) „³ 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d7 (coluna 8B 2ª fila)

C) Transição Interna: são os elementosque ocupam o 6º e o 7º período da coluna 3B. Seus últimos elétrons entram no subnível f (se em 4f, lantanídeos e, se em 5f, actinídeos).
Ex: Pr (Z=59) „³ 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 5d1 4f2 (6º período, lantanídeo)
Os elementos artificiais que vêm antes do urânio (Z92), são chamados transurânicos e também podem ser sintetizados pelo homem.

D) Íons Isoeletrônicos: são...
tracking img