Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1

A Lógica Clássica
Aristóteles

Conceitos Básicos Sobre Raciocínio Lógico
O que significa a palavra Lógica?
A palavra lógica etimologicamente provém do grego (Logos – logo ), expressão que possui vários sentidos, tais como: “conceito”, “discurso”, “razão”, “palavra”, “fala”, entre outros, ou seja, todos eles ligados ao uso da linguagem falada ou do próprio raciocínio discursivo dopensamento. A Lógica enquanto disciplina a ser estudada surge com os primeiros pensadores gregos, os quais indagaram se o Logos obedecia a certas regras de utilização. A principal questão era saber se ao descobrirmos os critérios e princípios que regem a linguagem seríamos capazes de encontrar a verdade.

Parthenon. O Parthenon simboliza sob vários aspectos a Grécia Antiga. A Lógica Clássica surgiu naGrécia ao ser formalizada por Aristóteles, contudo vários de seus princípios já se encontravam presentes no pensamento de alguns filósofos que o antecederam.
7

http://www.sxc.hu

Como a Lógica Surgiu?
É com os chamados filósofos pré-socráticos que ocorre a primeira discussão sobre os princípios da Filósofos que antecederam Sócrates. Séc. VII-V a.C. lógica. Esta disputa nasceu entre Heráclito deÉfeso e Parmênides de Eléia, por apresentarem filosofias absolutamente opostas. Enquanto o primeiro assegurava que a realidade do mundo é a mudança constante, o segundo afirmava que o real é imutável. O que distingue a filosofia destes dois pensadores, em sua essência primordial, é a explicação apresentada por eles sobre o devir eterno do universo, ou seja, a aparição, as transformações e odesaparecimento de todos os seres de nosso mundo. Heráclito ao perceber que o mundo a sua volta está em constante transformação afirmou: “não se pode entrar duas vezes na água do mesmo rio”. (HERÁCLITO, 1996), visto que tudo se transforma continuamente: quem é jovem envelhece, quem está são adoece, quem está doente encontra a cura, as estações se sucedem, os dias se tornam noites e estas tornam adesaparecer para que novos dias recomecem. Para Heráclito a verdade do Logos é a eterna mudança de tudo aquilo que existe e de seus contrários. De forma oposta a Heráclito, Parmênides afirmou que o real, a verdade do Logos é imutável. Para este pensador, se algo se transformar perderá a sua identidade, uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Por exemplo, um rio não pode ser o rio “Iguaçu” e nomomento seguinte já se transformar e ser uma coisa diferente do rio “Iguaçu”. Segundo Parmênides, todas as modificações do mundo não passam de ilusões de nossos sentidos, estas mudanças não seriam reais, porque ao pensarmos em algo ou ao falarmos sobre alguma coisa precisamos saber que esta coisa é sempre idêntica a si mesma. Uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo, existir e não existir,porque isto seria uma Platão e Aristóteles. contradição em termos. Ou seja, com estes dois filósofos pré-socrátiEscola de Atenas Os dois maiores filósofos da antiguidade cos encontramos já alguns elementos grega, Platão e Aristóteles, não deixaram importantes para o aparecimento da lógica formal: o princípio de identidade contribuir na discussão inaugurada pelos de e o de não-contradição,princípios pré-socráticos sobre a imobilidade ou devir que serão explicados na filosofia de contínuo de nosso mundo. Aristóteles, como veremos a seguir.
8

A história da Lógica na Filosofia grega voltou-se para a tentativa de responder de forma cada vez mais coerente a oposição inicial criada pelos pré-socráticos entre o imobilismo e o devir contínuo de nosso mundo. As duas principais respostas foram a dePlatão e a de Aristóteles. Platão, filósofo grego do século V-IV a.C., tentou conciliar estas duas posições contrárias (a do imobilismo e a da eterna mudança) através da teoria da existência de dois mundos: o sensível e o inteligível. O mundo sensível seria um local de permanente mudança, sujeito a todas as transformações, enquanto o mundo inteligível seria imutável. Este mundo, ou mundo das...
tracking img