Trabalho sobre max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE MAX WEBER
Maximilian Karl Emil Weber nasceu em Erfurt no dia 21 de abril de 1864, morreu na cidade de Munique, 14 de junho de 1920. Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da sociologia.
Foi o primogênito de oito filhos de Max Weber e Helene Fallenstein. Seu pai, advogado, protestante, público e político liberal, era uma figuraautocrata. Sua mãe uma Calvinista moderada. A família estimulou intelectualmente os jovens Weber desde a tenra idade.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente,trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante eo espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião.
Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e doestado racional e legal nos países ocidentais.
Em outro trabalho importante, A política como vocação, ele definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber".
Em 1882Max Weber matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia estudado, frequentando também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 voltou para casa paterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em Direito e em 1891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia. Depoisde completar estudos jurídicos, econômicos e históricos em várias universidades, se distingue precocemente em algumas pesquisas econômico-sociais. Casou-se com Marianne Schnitger, mais tarde uma feminista e estudiosa, bem como curadora póstuma das obras de seu marido, tornando-se sua biógrafa.
Publicou em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave A Ética Protestante e o Espírito doCapitalismo. Sua pesquisa científica abordou questões teórico-metodológicas cruciais e tratou complexos estudos histórico-sociológicos sobre a origem da civilização ocidental e seu lugar na história universal. Dentre as influências que a obra de Weber manifesta, podemos enxergar também seu diálogo com filósofos como Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche e com alguns dos principais sociólogos de seu tempo.Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu como diretor de hospitais militares de Heidelberg e ao término do conflito, voltou ao ensino da disciplina de economia, primeiro em Viena e em 1919 em Munique, onde dirigiu o primeiro instituto universitário de sociologia na Alemanha. Os primeiros textos acadêmicos de Weber estão ligados a trabalhos desenvolvidos em sua formação na estruturauniversitária alemã. Dentre as principais obras do autor - organizadas postumamente pela sua esposa Marianne Weber - constam os seguintes títulos:
A ética protestante e o espírito do capitalismo;
Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião;
Estudos de metodologia;
A política como vocação;

1 - A ética protestante e o espírito do capitalismo
Escrito entre 1904 e 1905 como uma série de...
tracking img