Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VALORES DO MUNDO
LUFT, Lya. As parceiras. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 149 p.
Lya Luft nasceu no dia 15 de setembro de 1938, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Com onze anosdecorava poemas de Goethe e Schiller. Posteriormente, estudou em Porto Alegre (RS), onde se formou em pedagogia e letras anglo-germânicas. Iniciou sua vida literária nos anos 60 como tradutora deliteraturas em alemão e inglês. Lya Luft já traduziu para o português mais de cem livros, entre esses, destacam-se traduções de Virginia Wolf, Rainer Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, GünterGrass, Botho Strauss e Thomas Mann. Suas principais obras são: As parceiras, 1980; A asa esquerda do anjo, 198; Reunião de família, 1982; O quarto fechado, 1984; O rio do meio, 1996 e O silêncio dosamantes, 2008.
O livro As Parceiras, lançado em 1980 é o primeiro romance de Lya Luft, abordando essencialmente, a contestação dos valores patriarcais, apresentando uma visão feminina sobre uma famíliamarcada pela morte, pela loucura e pela desgraça. Durante a leitura do livro, somos apresentados a Anelise, que vive a beira do caos, e que procura no passado as razões para sua infelicidade. No decorrerda história, ela encontra a coragem para enfrentar os fantasmas que a perseguem: a avó Catarina que foi obrigada a casar aos 14 anos com um homem violento, a Tia Beata, viúva virgem, marcada pelatragédia, a Tia anã, pessoa grotesca que marcou sua infância, a amiga Adélia, a qual sempre sentiu sua ausência, e sua irmã Vânia, que era seu oposto, forte e dedicada, porém escondia um estranhosegredo.
A narrativa deixa o leitor hipnotizado, com ar de sedução e surpresa, levando-o para uma dimensão torturada. É um universo com temáticas perigosas, com relações familiares conturbadas, traumas deinfância que deixaram seqüelas na vida adulta. No gênero da ficção, é uma história narrada em primeira pessoa do singular e escrita em forma de diário no decorrer de uma semana. Assim, o enredo que...
tracking img