Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título da resenha: Conduta humana e sua relação com o ambiente
Livro: Homem Ambiental (W. H. Ittelson, H. M. Proshansky, L. G. Rivlin, & G. H. Winkel) – Série Textos de Psicologia Ambiental,2005, Nº 14.
Izabela D’Angelo da Silva Freitas
Homem Ambiental (Série Textos de Psicologia Ambiental, 2005, Nº 14) dos autores W. H. Ittelson, H. M. Proshansky, L. G. Rivlin, & G. H. Winkeldiscorre sobre a relação do homem com o ambiente em que vive, assim explicando a importância da Psicologia Ambiental.
A História da Arquitetura afirma que o homem reflete, no lugar em que mora, osvalores e crenças vigentes de uma determinada época. Até pouco tempo não eram realizados estudos sobre a relação dos aspectos psicológicos e o ambiente físico. No entanto, após pesquisas sobre ainfluência da estrutura de um hospital psiquiátrico em seus pacientes, essa situação mudou, abrindo espaço até para estudos em ambientes não institucionais. Desde então, disciplinas ligadas ao assunto foramincorporadas nos currículos de diferentes áreas científicas.
A Psicologia Ambiental é uma disciplina nova, com muito a oferecer e crescer. O crescente interesse nessa área deve-se aos problemas que oestilo de vida nas cidades acarreta ao ambiente, e na conscientização de que todas as ações do homem apresentarão uma consequência.
O homem modifica o ambiente desde os primórdios de sua existente,com a finalidade de suprir suas necessidades. Porém, mesmo com tais mudanças o homem nunca se contenta e a cada dia busca novas tecnologias para lhe satisfazer. O ambientalista se preocupa com osefeitos psicológicos que a economia e a cultura possam causar no homem. Sendo o homem o único que age no ambiente conscientemente, tem o poder controlar e planejar as consequências de suas ações. Logo éimportante notar a forma como o homem responde ao ambiente e como as mudanças no mesmo afetem o seu psicológico.
A Psicologia Ambiental vê o homem como um ser ativo, que concomitantemente modifica...
tracking img