A extrutura textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES
CURSO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS



EDUARDO HESS









A EXTRUTURA TEXTUAL









MACEIÓ
2013
EDUARDO HESS













A EXTRUTURA TEXTUAL


Fichamento apresentado a disciplina de Linguagem e Comunicação, ministrada pela professora Adriana Alves Marinho, do curso de Negócios Imobiliários, da Faculdade IntegradaTiradentes, como requisito para avaliação de parte da nota da ME.




MACEIÓ
2013
NICÉSIO, Guilherme A. de Lima. A estrutura textual I. In: Anuário de Produção Acadêmica Docente. São Paulo, Vol. III, Nº 6, 2009. p. 169-184

A ESTRUTURA TEXTUAL I
SOBRE A NOÇÃO DE TEXTO: A TEXTUALIDADE

“Na charge da Figura 1, a um evidente efeito provocado pelo contraste de escalas, por meio da representaçãode um grampo de cabelo em escala ampliada em relação aos turistas que observam e fotografam o monumento. Como o título refere-se aos edifícios que formam a região central de Brasília, o grampo gigante seria mais um monumento componente do conjunto arquitetônico da capital brasileira, em grande parte projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer [...], em comparação com os turistas. Além disso, sabemosque são turistas, pois, além de sua caracterização peculiar (vestimenta, câmeras fotográficas à mão) todos observam o suposto monumento devido à presença da palavra TOUR (do francês viagem ou passeio), escrita na lateral do ônibus.” p.170.

“Há também o uso de sentidos denotativo e conotativo, com o emprego de significados possíveis da palavra grampo no Brasil [...]. Também é importante comentartanto o título (o grampo como elemento ou prática comum no ambiente político) como o diálogo do turista (ao mesmo tempo, uma escultura e uma alusão ao grampo telefônico clandestino como prática ilegal, que fere a privacidade individual e ameaça as instituições públicas que necessitam de sigilo para gerir assuntos de Estado)”, apesar de que na maioria das instituições do Brasil se faz necessário ouso deste recurso para uma freqüente vigilância de suas atividades e também como uma forma de se coibir a corrupção ou irregularidades intencionais. p.170-171.

“Ao realizar essas considerações, é inevitável tratarmos o objetivo analisado em questão como um texto, que é a noção que pretendemos tratar aqui. E o que é, de fato, um texto? Esse termo é usado amplamente por todos aqueles quetrabalham com a linguagem [...]. No entanto, se questionarmos a nós mesmos, profissionais docentes que somos, o que é um texto, teremos geralmente dificuldade para definir exatamente o conceito veiculado por essa palavra. O texto anteriormente apresentado é exemplar para demonstrar dois dados na leitura de um texto: a) Em um texto, o significado de uma parte não é autônomo, mas depende das outras com quese relaciona. Tanto é verdade que, no caso da charge, devemos considerar ambos os sentidos que a palavra grampo possui naquele contexto. b) O significado global de um texto não é o resultado somente da soma de suas partes componentes, mas também de uma combinação geradora de sentidos. Não fosse esse fator, a leitura da charge poderia ser destituída tanto de sua intenção humorística como provocaruma leitura bizarra, sem sentido.” p.171.

“Para explicar o que é um texto, é necessário apresentar suas propriedades:
1ª propriedade: Um texto possui coerência de sentido [...]. A palavra texto vem de uma das formas do verbo latino texo, que quer dizer ‘tecer’. O texto é um tecido, não um aglomerado desconexo de fios. Nele, o sentido de suas partes constituintes é dado pelo todo. Logo, porextensão, o significado de uma frase do texto será devidamente compreendido se mantivermos sempre em vista a totalidade do texto original, do qual a frase faz parte [...]; também podemos depreender a seguinte conclusão: a mesma frase utilizada em um contexto diferente poderá apresentar outros sentidos.” p.171.

“O contexto é uma unidade linguística maior que se insere uma unidade menor: a oração...
tracking img