Resenha..

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4- O caráter
inicialmente programático que teve inserção da ordem econômica e social nas constituições.
Nas constituições do século XX, a aceitação positiva do princípio do Estado socialcorrespondia a uma grande parte uma pauta meramente programática e que ainda poderia examinar traçando o perfil constitucional de avanços e mudanças com relação ao Brasil e suas instituições fundamentais.Antes da designação ‘Estado social’ já se visualizava com nitidez uma promessa revolucionária,

vazadas nas constituições do México e da Alemanha de Weimar, sem que fosse necessário reportar-se aoinfluxo que teria também a Constituição soviética, sore os modelos antiliberais ou antiburgueses do próprio constitucionalismo ocidental.
Esse influxo concorreu para ultrapassar a crise institucional docapitalismo. Portanto debate acerca do Estado social reside em saber se ele é ou não perante o sistema capitalista uma forma politica de conservação, transformação ou remoção, guiar-se-ia em todas astrês hipóteses, porém o primeiro é o mais denso nas aspirações de massa do século XX a entrar em antagonismo com o segundo.
A Teoria do Estado social pode ser direta e imediatamente vinculada nasconstituições de nosso tempo da Ordem Econômica e Social. Para saber até onde vai ou até onde é possível chegar tocante a semelhante gênero político de Estado social é necessário determinar a esferaabstrata e teórica, produzida pelo constituinte a realidade concreta pelos intérpretes e aplicadores daqueles valores relativos a igualdade e a liberdade.
5- Com as normas programáticas funda-se umacategoria de Estado Social conservador.
A primeira categoria do Estado social, não agrada nem aos reformadores de vanguarda nem aos revolucionários do anticapitalismo o Estado social conservador, faz daconstituição e da lei instrumento de amparo tanto ao trabalhador como ao empresário faz da economia anti-recessiva e de pleno emprego, se possível o meio de trazer saúde ao capitalismo enfermo.
A...
tracking img