Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ENFERMAGEM – TRONCO INICIAL

DENER MARIN GOMES VILA NOVA

RESENHA
O QUE É REALIDADE

Arapiraca
2013
DENER MARIN GOMES VILA NOVA

RESENHA
O QUE É REALIDADE

Resenhaapresentada ao Curso de Enfermagem – Tronco inicial, sob orientação do professor Dr. Vicente, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Produção de Conhecimento.

Arapiraca
2013DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004 – 10ª edição, 5ª reimpressão.

João Francisco Duarte Júnior nasceu em Limeira (SP). Formou-se em Psicologia pela PUC-Campinase concluiu o Mestrado em Psicologia Educacional na UNICAMP. Amante incondicional de qualquer forma de arte, desde logo se interessou pelo fenômeno estético como uma maneira de o homem dar sentido àsua existência. Passou a tentar entender como a arte se constitui num elemento educativo, tema de sua dissertação de mestrado.
No primeiro capítulo, o autor levanta o questionamento em busca do sentidode uma palavra, que diariamente é citada nos mais diferentes contextos e áreas de atuação e por parecer tão óbvio que descarta qualquer possibilidade de qualquer questionamento. Realidade. O autorintroduz o conceito realidade como sendo não única e verdadeira, mas como múltipla e complexa. Diferentes observadores com diferentes percepções apreenderão realidades distintas. O mundo se apresenta deuma forma a partir das da perspectiva de quem observa. O homem é o construtor do mundo, o edificador da realidade, com maneiras de perceber, interpretar de estabelecer relações diante das forçasnaturais. A questão da realidade, passa pela compreensão de diferentes maneiras de o homem se relacionar com o mundo.
No segundo capítulo o autor coloca a importância da palavra. O que torna o homemhumano é a palavra, a linguagem. O uso da linguagem para interpretação do mundo de diversos sentidos. O homem tem capacidade de pensar em si próprio e se tornar próprio objeto de uso. O homem transcende...
tracking img