Projeto de tcc autocrud java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul - SENAC-RS
CursoSuperiordeTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PROPOSTA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC2) – 2010

PROPOSTA DE TCC1 – AutoCRUD.

Luis Fernando da Silva Pereira

Professor Orientador
Alvaristo Padilha

Porto Alegre / 2010
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul -SENAC-RS
CursoSuperiordeTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PROPOSTA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC2) – 2010

_____________________________
Luis Fernando da Silva Pereira
(Aluno)

_____________________________
Alvaristo Padilha
(Professor Orientador)

INTRODUÇÃO
AutoCRUD é uma estrutura de classes que auxilia o desenvolvedor Java nas tarefas de criar formulários quepermitem operações de Create, Retrieve, Update e Delete (CRUD) estas funcionalidades tem por objetivos criar, recuperar, editar e excluir informações em tabelas de banco de dados.
Para que isso seja possível o desenvolvedor deve informar além das informações de acesso ao banco de dados, também o nome da tabela do banco de dados que ele deseja que o AutoCRUD exiba no formulário, este formulárioé criado em tempo de execução sempre que instanciamos a classe responsável por criar o formulário.
Foi utilizado o uso dos padrões Singleton, Connection Factory e MVC. A utilização do padrão Singleton com Connection factory possibilita que a ferramenta utilize e mantenha somente uma conexão com o banco de dados, isso evita que a ferramenta crie muitas instancias de conexão com o banco de dadosevitando assim que o software apresente um funcionamento inesperado devido a utilização de muitas conexões como banco de dados. Isto é muito importante pois a classe responsável pelo controle “varre” todo o banco de dados tabela por tabela, campo por campo e carrega um ArrayList com estas informações, estas informações são utilizadas para montar o formulário.
Para a demonstração desta ferramentaserá necessário um modelo de tabela que utilizaremos para fins didáticos.
Não foi levando em consideração persistência de dados com utilização de ferramentas tipo hibernate, nem padrões ou técnica de IHC estas ferramentas são de extrema importância para o desenvolvimento de software de qualidade mas devido a complexidade dos assunto ficará para um aperfeiçoamento futuro que tem por objetivo amelhoria da ferramenta.

AUTO CRUD
A ferramenta AutoCrud é uma ferramenta que exibe uma janela (JFrame) em tempo de execução para que o usuário do sistemas possa fazer as iterações com as tabelas quando necessário. Dentre os recursos que a ferramenta disponibiliza iremos citar os plugins Renomear, e Chave Estrangeira.
Renomear: que tem por objetivo exibir em um JLabel uma descrição diferente dainformada na tabela de banco de dados, por exemplo: na tabela do banco de dados temos um campo chamado “nome_funcionario” isso acontece porque o banco de dados mysql não permite que criamos um campo de tabela com espaço ou utilizando caracteres especiais, pensando nisso foi criado um “plugin” para a ferramenta que permite “renomear” ou seja exibir um nome diferente do informado no campo databela, este “plugin” utiliza somente um parâmetro que é o própria descrição que será mostrado no formulário.
Chave Estrangeira: este plugin é utilizado quando precisamos referenciar dados de um campo em outra tabela, por exemplo citamos duas tabelas estado(sigla,estado) cidade (id,cidade,estado_sigla) como podemos ver no modelo ER na figura X o campo sigla é PK da tabela estado assim como id é PKde cidade e estado_sigla é FK do campo sigla da tabela estado, ao exibir os dados é melhor que seja exibido no formulário o estado e não a sigla então a ferramenta com base nos parâmetros exibe uma combo com o conteúdo da tabela estado, quando for necessário manipular a tabela cidade o este insere a referencia, semelhante ao funcionamento do componente xxx da ferramenta Delphi.
Nada impede...
tracking img