Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o texto abordado, podemos observar o estudo de Santos e Silveira sobre o conceito de território e sua importância para o espaço geográfico brasileiro.
Prosseguindo o debate oapresenta-se o conceito de território que num sentido mais restrito é “o nome político para o espaço de um país”, seguido do sentido da palavra de territorialidade que é “sinônimo de pertencer aquilo que nospertence ... “ sentimento esse que só pode ser atribuído a raça humana e por consequência existe uma preocupação com o futuro, em cuidar bem do seu território. A existência de um território indica queeste possui uma nação mas a existência de uma nação não é garantia que esta possua um território. No texto é inserido uma equação em que Estado mais espaço mais nação se cria o “espaço territorial”.Desta maneira os autores enfocam a importância de discutir o território usado, sinônimo de espaço geográfico. Para isso se faz necessário uma periodização por que os usos dos territórios sãodiferentes em cada momento histórico
Assim, podemos destacar a categoria de território usado para enfatizar os diferentes usos do território brasileiro a partir da utilização das técnicas como método daorganização e distribuição do trabalho, contribuindo, dessa forma, para a divisão territorial do trabalho agir nas transformações do território através das técnicas empregadas pela sociedade nos diversosmomentos históricos.
Portanto, o uso do território brasileiro, por intermédio das diversas técnicas, ao longo da história destaca três grandes meios geográficos que contribuíram para a formaçãoeconômico-social do nosso país, são eles: os meios “naturais”, os meios-técnicos e o meio técnico-cientifico-informacional.
Na primeira fase, os meios “naturais”, as modificações no espaço ou a criação deterritorialidades mostravam-se tímidas devido à própria necessidade dos ocupantes iniciais em se deslocarem para diferentes locais em busca das condições naturais necessárias para a sobrevivência....
tracking img