Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Acadêmica: Stephanie Moura
Disciplina: Pensamento Político e Econômico



Resenha do livro A Revolução dos Bichos, autor: George Orwell



A fábulaescrita por George Orwell, em 1945, interpretada como uma sátira sobre a Revolução Russa, trata de uma revolução dos bichos do Sr. Jones, na Granja Solar.

Como o Sr. Jones, dono daGranja Solar, vivia bêbado, os animais da Granja sempre se reuniam quando ele se deitava para dormir. Todos chamavam um ao outro de “camarada”. Em uma certa noite, o velho Major, um porco com muitoprestígio e tratado com bastante respeito pelos outros bichos, convocou todos para uma reunião, para contar o estranho sonho que ele tivera. Aos poucos, foram chegando os animais, entre eles oscachorros, os outros porcos, as galinhas, as pombas, as ovelhas, os dois cavalos Sansão e Quitéria, a cabra, o burro, os filhotes de patinhos, a gata e até os ratos. Na conversa, Major falou sobreo sonho que teve, sobre como os animais na Inglaterra são tratados sem respeito nenhum, como eles vivem na escravidão e não são felizes. Ele deixou bem claro que o Homem é o único inimigo dosbichos e ainda fixou a frase: “O que quer que ande sobre duas pernas é inimigo, o que quer que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo”. O porco também ensinou aos outros o canto Bichos daInglaterra, canção que, depois que aprenderam, todos cantavam com muita excitação. Cantaram tão alto que acordaram Jones, acordou assustado e soltou um tiro de espingarda, em um minuto os bichosse recolheram e foram dormir.
Infelizmente, passados alguns dias o porco Major morreu. Mas os outros animais seguiram o seu desejo e criaram a nova ideologia chamada Animalismo. Como osporcos se diziam os animais mais inteligentes, Napoleão e Bola de Neve passaram a comandar os outros animais e decretaram uma revolução contra os humanos, mais especificamente contra o Sr. Jones.
tracking img