Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Há dois caminhos para ver as estrelas. Como elas realmente são e como queremos que elas sejam”. É com esta frase que Carl Sagan tem como base todo o seu documentário. As estrelas sempre fizeramparte da vida do ser humano pois o mesmo sempre as viu de modo especial.
Mesmo com o fato de as bases da Astrologia terem sido afastadas do conhecimento astronômico há 300 anos, hoje ela ainda é levadamuito a sério. Sagan comenta que a Astrologia hoje é muito mais conhecida do que a Astronomia. Como exemplo mostra uma banca onde é muito fácil encontrar uma revista de Astrologia, mas quaseimpossível de encontrar uma de Astronomia. Mostra ainda dois jornais com colunas diárias de Astrologia, mas sequer uma coluna mensal de Astronomia.
Sagan comenta que as pessoas atualmente utilizam pingentesde signos, verificam horóscopo antes de sair de casa para nos mostrar como a astrologia hoje é levada a sério por um grande número de pessoas.
Carl avança em seu documentário falando que a Astrologiaquase sempre foi fundamental a vida das pessoas. Acreditava-se que o movimento de planetas influenciava na vida de reis e dinastias. Até hoje acredita-se que os movimento dos planetas e a forma dasconstelações influenciam em nossa vida desde o nosso nascimento até nossa morte.
Contrariando a ideia apresentada acima Sagan supõe que se Marte tivesse mesmo influenciado no seu nascimento e de seuirmão gêmeo, como que eles poderiam ter destinos tão diferentes sendo que nasceram com pouquíssima diferença de minutos? Se Marte tivesse mesmo influenciado no nascimento de ambos o destino delesdeveriam ser iguais.
As diferenças entre as tradições Astrológicas e Astronômicas começaram a divergir na vida e na mente de Johannes Kepler. Foi ele quem desmistificou o céu ao descobrir que havia umaforça física por trás do movimento dos planetas. Ele nasceu na Alemanha em 1571 e foi mandado para a Escola seminarística protestante para ser educado pelos cléricos. Tinha uma vida rigorosa e...
tracking img