Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCUSCHI, LUIZ ANTÔNIO. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
Por Francisco Ricardo de Souza Moraes, 4º ano de Letras. Unasp
Esta obra realizada numaescrita simples apresenta elementos necessários para entender o funcionamento dos gêneros. Iniciando- se este capítulo como uma breve fase da história descrevendo os fatos que ocorreram dos primeirosgêneros como: um gênero mais oral, depois com o surgimento da escrita por volta do século VII houve-se então uma multiplicação de gêneros de típicos de escrita. Por fim no século XVIII surgindo, umaampliação de gêneros com o surgimento das tecnologias e devidos suportes de gêneros. O autor ainda traz algumas variedades de gêneros textuais que é relacionado ao meio de comunicação.
Ao decorrerdo capítulo Marcuschi afirma que nos dois últimos séculos foram surgindo novas tecnologias que influenciou para que aparecessem mais novos gêneros, principalmente nas tecnologias da comunicação.Depois desse grande avanço possibilitou que a comunicação é a relação entre a linguagem e a escrita faz e com que haja uma interação entre eles. Aponta modos de definição de gêneros como a funçãotipológica dos termos propostos, da ideia de colocar, que a língua é social e histórica.
Marcuschi defende uma relevante definição entre os gêneros textuais distinguindo como: tipo de gêneros egêneros textuais. O artigo comenta que não há possibilidade de ter uma comunicação se não houver algum gênero textual. Contudo Bakhtin (1997) defende essa ideia afirmando que a maioria de seus autores trataa língua nos aspectos enunciados e discursivos e não em peculiaridades formais. Defender essa ideia, portanto seria privilegiar a natureza funcional da língua e ao mesmo tempo há uma interação com oindividuo tornando-se ao mesmo tempo uma atividade constituída da língua. Sendo que a língua é um espelho da realidade e não representação de fatos como afirma Marcushi (2003).
Esse fato...
tracking img