Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Trabalho apresentado para o curso de Segunda Graduação lato sensu em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo como requisito básico para avaliação da disciplina Gestão Escolar e Organização do Trabalho, sob a orientação de Ivane Reis.

No primeiro momento o artigo explora a importância do estudo da gestão democrática nas instituições de ensino para quehaja a compreensão da organização do trabalho para discutirem decisões da escola, vistas que deve haver entre os membros um espirito coletivo e compartilhado. Assim como todo trabalho em conjunto deve haver interação entre os membros, o mesmo deve acontecer na gestão democrática escolar, onde os participantes devem expor suas ideias mediante toda a gestão para melhoria e o bom funcionamento daescola. Dessa forma é de suma importância a participação de todos os membros da escola no momento da construção do Projeto Politico Pedagógico da mesma. Mas, o que acontece atualmente é uma gestão escolar fragmentada, necessitando de maiores conhecimentos sobre o assunto. Para que não haja essa fragmentação na gestão, vem a importância de conhecimentos sobre a gestão escolar democrática, que como oartigo expõe a escola deve exercitar a democracia e a cidadania.
O artigo coloca também que a mudança não é uma tarefa fácil, mas é necessária, pois apenas com ela a escola tanto física como em grupo tende a melhorar cada vez mais com o trabalho em conjunto.
Segundo o autor, é preciso compreender a gestão democrática como uma nova maneira de administrar a escola. Uma forma de descentralização depoderes, privilegiando a autonomia e a participação. Assim, a escola pode pensar sobre o caminho que deve seguir na busca de um ensino com mais qualidade para todos. Tendo esta mesma ideia, a gestão democrática garante a liberdade de expressão, de pensamento, a organização coletiva da escola e facilita a luta por condições materiais para aquisição e manutenção dos equipamentos escolares.
No pontode vista do autor construir uma escola democrática é compartilhar as decisões, as conquistas e os fracassos, é integrar todos os membros da escola, é valorizar o coletivo, todas essas práticas qualificam o processo educativo. Esse processo fundamenta-se na responsabilidade coletiva, onde todos se tornam comprometidos com o todo da escola. Para nós educadores a gestão democrática expressa a vontadede participação que tem se revelado na sociedade civil ao conseguir se organizar, de forma autônoma, quanto o empenho em reverter à tradição que confunde os espaços públicos com os privados. Por isso, a importância da participação dos trabalhadores da educação e da comunidade escolar no seio de cada escola, especialmente no espaço de decisão que temos instituído que são os colegiados escolares.Instância esta que tem por principio levantar onde os problemas da escola, discutí-los e respeitar as decisões tomadas pelos trabalhadores da educação e pela comunidade escolar. Assim como o autor expõe a participação é direito e dever de todos que formam a sociedade democrática.
No tópico seguinte fala-se das relações sociais e pessoais da escola democrática. Neste tópico comenta-se sobre o avançoda humanidade em perceber a necessidade de privilegiar a relação entre as pessoas, num processo de avanço coletivo, onde a escola aparece como um lugar privilegiado para a construção de conhecimentos baseados nas relações humanas. Pois ao mesmo tempo em que a sociedade se democratiza, faz-se necessário que as instituições que a compõem passem pelo mesmo processo. E a escola é uma dessasinstituições a ser ocupada e um elemento importante para o fortalecimento da sociedade civil e o exercício da cidadania.
O autor ainda condiz que a qualidade na educação é voltada para o bem estar individual e coletivo, dependendo da união, da força e da vontade política dos envolvidos no processo. Portanto, a construção da qualidade na educação tem como base à concepção da escola, do cidadão e da...
tracking img