Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambiente e Sociedade – Campinas v.XI, n. 2/ jul. – dez. 2008.
As grandes ONGs Ambientalistas em Questão
Andréa Rabinovici


Andréa Rabinovici, professora da Universidade Federal de SãoCarlos e diretora de Projetos da ONG Physis – Cultura e Ambiente publicou a resenha As Grandes ONGs Ambientais em Questão, na qual discute o tema central do livro A Ecologia Política das Grandes ONGsTransnacionais Conservacionistas, escrito por Antonio Carlos Diegues. Tema este ligado as Bigs International Non Governamental Organizations (BINGOS) conservacionistas do Brasil e do mundo, onde váriascríticas são apontadas tanto no âmbito financeiro, humano e tecnológico.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) conservacionistas, como dito por Andréa, cresce com rapidez na atualidade e poristo talvez venha a ser um tema questionado por estudiosos do campo das ONGs ambientalistas. Estas instituições são vistas pela sociedade com simpatia e nenhuma crítica, pois não duvidam de seustrabalhos. O problema é que muitas não estão visando o futuro do planeta, mas sim o seu futuro financeiro.
Críticas são levantadas sobre o assunto por inúmeros autores no artigo, como a questãodiscutida por Goldman, que acusa as BINGOS de estudarem a reestruturação e as soluções dos problemas ambientais com uma visão desenvolvimentista para aumentar a expansão do capital de países bemposicionados, apontando então que essas ONGs seriam uma forma de dominação e imperialismo e não de protetoras da natureza.
Outro pensamento que chama atenção no artigo é o defendido por DanielCompagnon, que demonstra estar desacreditado na legitimidade das entidades. Para este autor elas se autodenominam efetivas e repassam a mídia e como possuem o apoio dos pesquisadores, empresas privadas egovernos recebem poucas críticas e leva crédito de serem responsáveis e agirem de acordo com as políticas oficiais.
Uma crítica lançada tanto pela Andréa como por autores citados e como tal é de...
tracking img