Entalpia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação da geometria das moléculas
A geometria das moléculas mostra a disposição dos átomos no espaço e é importante para determinar várias características e propriedades das substâncias.*
*
*
*
*
 
A geometria molecular mostra a disposição espacial dos átomos em uma molécula
As moléculas das substâncias não são todas retas, como se estivessem em um únicoplano. Afinal de contas, elas estão espalhadas no espaço e seus átomos adquirem arranjos ou disposições diferentes. Assim, existem formas geométricas variadas para as moléculas de cada tipo de substância.Uma das formas mais simples de se determinar a geometria de uma molécula é com base na teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (RPECV). Segundo essa teoria, os pares deelétrons do átomo central funcionam como nuvens eletrônicas que se repelem mutuamente. Desse modo, elas ficam orientadas na maior distância possível umas das outras. A geometria molecular dependerá daquantidade de pares eletrônicos ao redor do átomo central.
Essa nuvem eletrônica pode ser de elétrons que participam de ligações (simples, duplas ou triplas) e também que não participam. Assim, temos:Ajuda pensar nessa nuvem como se fosse uma bexiga ou bexigas amarradas, sendo que o átomo central fica no centro delas. Por exemplo, em uma molécula que possui apenas duas nuvens eletrônicas ao redordo átomo central, a maior distância possível entre elas é um ângulo de 180º e, consequentemente, a geometria da molécula será linear.

Portanto, podemos fazer uma dedução sobre como será a geometriamolecular degrande parte das moléculas se levarmos em consideração a quantidade de átomos existentes nas moléculas, e as ligações que o átomo central realiza, verificando se ele possui ou não pares deelétrons.
Veja os exemplos a seguir:
* Moléculas com 2 átomos: sempre será linear
Por exemplo:
H ─ H, H ─ Cl, F ─ F, O ═ O, C ≡ O.
* Molécula com 3 átomos: angular ou trigonal
Se o...
tracking img