Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA



É uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição doautor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.

O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.

Entretanto, mesmo que oresenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.

O resenhista não deve "tentar dizer que poderia Ter produzido obra melhor, não deve procurar ressaltar suas próprias qualidades às custas de quem escreveu o livro comentado; e não há lugar, numa resenha científica, para perguntas retóricas ou para sarcasmos" (Barrass,1979: 139).




ESTRUTURA DA RESENHA


1) Referências bibliográficas completas, segundo normas da ABNT;
2) Credenciais do autor (informações gerais sobre o autor, outras obras dele etc);
3) Conclusões do autor ( O autor faz conclusões ou não ? Onde foram colocadas ? Final do livro ou nos capítulos ? Quais foram ?);
4) Digesto ou Conhecimento (resumo detalhado das idéiasprincipais );
5) Metodologia do autor (métodos e técnicas utilizados na pesquisa);
6) Quadro de referência do autor (Modelo teórico que utiliza);
7) Crítica do resenhista (julgamento da obra do ponto de vista metodológico, mérito da obra, estilo, forma);
8) Indicações do resenhista ( a quem é dirigida? fornece subsídio para o estudo de que disciplina?, pode ser adotado em que tipo decurso.)

---

Exemplo de Resenha


I) OBRA

PEREIRA, João Baptista Borges. Cor, profissão e mobilidade: o negro e o rádio de São Paulo. São Paulo: Pioneira, EDUSP, 1967. 285 p.

II) CREDENCIAIS DA AUTORIA

João Baptista Borges Pereira ó brasileiro. Graduou-se em Ciências Sociais pela USP. Obteve o grau de mestre na Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, da Fundação Escola deSociologia e Política de São Paulo; doutorou-se pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade de São Paulo; ó livre-docente pela mesma faculdade.

Exerceu o magistério em todos os níveis de ensino, tendo sido diretor em ginásios no interior do Estado de S~o Paulo. Durante quatro anos foi responsável pela cadeira de Antropologia e Etnografia Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências eLetras de Presidente Prudente e, posteriormente, foi assistente da cadeira de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo atualmente titular de Antropologia e chefe do Departamento de Ciências Sociais.

Publicou as seguintes obras: Italianos no Mundo Rural Paulista e A Escola Secundária numa Sociedade em Mudança.




III) CONCLUSÕES DAAUTORIA

O meio radiofônico representa uma área de excepcional aproveitamento profissional do negro e do mulato, embora existam algumas resistências, manifestas ou n~o, à ampliação das atividades desses elementos humanos nesse meio e no campo ocupacional adjacente. Esse aproveitamento ó excepcional sobretudo no que se refere às possibilidades de acesso do homem de cor a inéditas evariadas oportunidades existentes em nossa sociedade para os que se dedicam à profissão de radialista.

No todo da sociedade brasileira, o negro enfrenta dois estágios de barreiras à sua ascensão: o primeiro representado por fatores sociais e educacionais, resultantes do fato de pertencer o negro, geralmente, às camadas sociais mais baixas da população; o segundo estágio, que se refere ao...
tracking img