Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cantares de Salomão e o sexo na Bíblia: A linguagem como manifestação artística

Jessica Roberti
Renata Martins Oliveira
Orientador: Jaime Santana

Resumo: A pesquisa desenvolve-se a partir do livro de Cantares de Salomão, expondo a expressão artística de sua linguagem como objeto de estudo. O trabalho se inicia retomando o contexto histórico da época em que o livro foi escrito, bem como asinfluências culturais, políticas e teológicos que incidem sobre seu conteúdo. Após a contextualização, é desenvolvida a interpretação artística através da linguagem de Cantares expressada pela linguagem metafórica de seu texto.
Palavras-chave: Sexualidade – Linguística – Metáfora

Introdução a Cantares de Salomão: o Cântico dos Cânticos
O título hebraico (Shir Hashirim, lit. “cântico dos cânticos”) éuma expressão superlativa, que significa “o melhor cântico”. O nome latino é Canticles (lit. “cânticos”). A Bíblia hebraica encaixa Cântico dos Cânticos no megilloth (heb., lit. “pergaminhos”), uma coletânea de livros lidos nos dias festivos dos judeus.
O rei Salomão, filho da Davi e Bate-Seba, reivindica a autoria do livro. Considerado o homem mais sábio de sua época, compôs mais de 1005 cânticos.O nome de Salomão é repetido várias vezes no livro, e os acontecimentos têm lugar num cenário palaciano. As referências geográficas do livro também pressupõe um reino unido. O livro foi escrito durante os 40 anos do reinado de Salomão, 971-931a.C., provavelmente nos primeiros anos.
Contexto
Salomão governou da corte sediada em Jerusalém. Contudo, muitos pontos geográficos do reino forammencionados. A autoria atribuída a Salomão passou a ser questionada só a partir do século XIX, e os argumentos levantados contra a autoria salomônica são inconclusivos.
Propósito
Cantares é um cântico nupcial, uma expressão de amor entre a noiva e o noivo. Houve controvérsias entre estudiosos bíblicos a respeito se o livro deveria ser entendido no sentido figurado ou literalmente. Antigos estudiososjudeus, por vezes, consideraram a história como uma ilustração de Javé e de seu amor por Israel. Segundo os primeiros pais da igreja, como Agostinho, Orígenes, Jerônimo e Bernardo de Claraval, Cântico dos Cânticos revelou o amor entre Cristo e sua igreja.
Como aumentou a insatisfação com a interpretação alegórica, estudiosos do evangelho adotaram a interpretação literal como principal. Assim, Cânticodos cânticos passou a ser entendido como uma exaltação à sexualidade humana dentro do casamento.
A poesia lírica do antigo Oriente Próximo servia de entretenimento e, também, de catalisador para discussão filosófica. A linguagem metafórica encanta e aguça os sentidos, ao mesmo tempo em que ilumina o entendimento. O objetivo do poeta era ressaltar as emoções mais profundas da experiência humana. Aintensidade do desejo e do amor, a busca e o encontro repetidos, votos de fidelidade e elogios profusos ao ser amado são convenções literárias que evocam uma resposta universal.
Nenhum outro livro do Antigo Testamento apresenta tantos termos técnicos relativos a temperos, plantas e arbustos. O livro de Cantares de Salomão, que é parte da literatura de sabedoria do Antigo Testamento (na qual estãoincluídos também Jó, Salmos, Provérbios e Eclesiastes), não é mencionado no Novo Testamento e o livro não contém uma referência definida a Deus. Cântico dos Cânticos não contém doutrina teológica explícita, mas reflete o monoteísmo em sua celebração a criação de Deus. Nesse elogio às alegrias do amor humano, Cantares faz eco ao Salmo 45, com seu toque bucólico.
Temas
Cântico dos Cânticos ressalva oamor e a devoção entre um homem e uma mulher comprometidos. O texto se refere a uma mulher, especificamente, por “Sulamita” sem menção ao seu nome ou outras informações a seu respeito.

Não obstante, em meio a uma “realidade política” este cântico ainda tenta-se fazer uma projeção mais pessoal e consistente com Gênesis, de estabelecer um relacionamento especial com uma só mulher.  Salomão...
tracking img