Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS

1. O filme mostra bem a intensificação o tempo de trabalho dos operários, a racionalização do trabalho, onde se garantia uma produção maior. Charles Chaplin protagoniza o filme,representa um operário, que era instruído a realizar um único trabalho dentro da empresa, sua função era apertar parafusos durante o dia inteiro numa linha de montagem.

2. No filme faz-se uma grandecrítica à comparação do homem sendo tratado como uma máquina pela forma de administração de Taylor, colocando em prática o máximo aproveitamento da mão de obra.

3. Provavelmente não, pois Charles só viauma parte de produção e não todo o processo, pelo que mostra no filme, sua função era apenas apertar parafusos.

4. Possui a posição de líder autoritário, as tomadas de decisões partem dele, com umpoder centralizado verticalmente, ou seja, de cima para baixo.

5. Significa que o operário produz sem saber a importância daquilo que ele faz, sem entender o funcionamento, a única coisa queinteressa é que ele efetue sua tarefa com eficiência e eficácia, sem perder tempo.

7. O chefe, presidente da empresa.

8. No momento em que Charles sai da prisão, ele vai buscar de um novo emprego e sedepara com a fábrica fechada, por motivo de greve, esta cena evidencia as influências da Teoria de Relações Humanas de Helton Mayo, que valorizava a motivação, que se os funcionários não tivessemcontentes a fabrica não alcançaria o sucesso, eles precisam das pessoas satisfeitas, agiam como uma reação e oposição à Teoria Clássica formulada por Taylor, mostrando a reação que os grupos que existemdentro das empresas podem ter se não forem incentivados com uma boa remuneração e com condições humanas de trabalho, e hoje se usa muito desse método para melhorar as reivindicar melhorias nostrabalhos em geral.

9. Aparentemente todos os trabalhadores se sentem como o personagem de Charles, tanto que no decorrer do filme ocorre uma greve.

10. Não tratar os funcionários como máquinas,...
tracking img