Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capitulo “A imagem”

A mensagem fotográfica

A fotografia é uma mensagem que tem que ter um meio de transmissão e recepção. O transmissor pode ser qualquer veiculo de comunicação e oreceptor é o publico.
A fotografia não é só um objeto, mas sim um objeto dotado de autonomia.
A fotografia não é uma estrutura isolada, vêm acompanhados de textos, títulos ou artigos. Na foto, há duasestruturas, uma conhecida, a da língua e a outra da fotografia propriamente dita.
A imagem não é realis, mas é o seu analogon perfeito e é essa perfeição analógica que define a fotografia.
Surge oestatuto da imagem fotográfica, a mensagem fotográfica é uma mensagem contínua. A fotografia, considerando-se com um análogo mecânico do real trazem uma mensagem primeira que, de certo modo, preencheplenamente sua substância e não deixa lugar ao desenvolvimento de uma mensagem segunda.

Resenha

Barthes diz que a fotografia possui um caráter manipulador e diz que a subjetividade que lhe éprópria é mentir, provocar, chocar, e causar dor, etc. Mas discordo um pouco, a foto pode sim mentir, mas vai da interpretação de cada um, há varias maneiras de ver uma fotografia, depende de quemobserva, não nego que uma fotografia possa manipular uma pessoa, mas também pode encantar deslumbrar, maravilhar uma pessoa. A fotografia pode sim manipular, mas ela não tem só esse objetivo.
Barthescomenta que a leitura fotográfica é sempre histórica que depende do saber do leitor, concordo em parte, vejo que a pessoa que vai observar uma foto não precisa necessariamente ser um especialista emfotografia ou uma pessoa muito estudada, acho que se a pessoa for no mínimo coerente e costuma manter hábitos como ler, assistir jornais, programas de televisão, esta adepto a compreender a mensagem queaquela fotografia esta querendo mostrar.
A obra de Barthes é indutiva e muito boa pra quem esta começando um curso de fotografia, jornalismo, publicidade e propaganda, porque a obra é bem explicada de...
tracking img