Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Benzatti, Eduardo. A educação e os educadores do futuro. www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000335.pdf

O texto mostra a dependência da educação do futuro a escolhas doscaminhos que fizermos no presente. Para isso, os educadores devem indagar: qual a educação que queremos construir para as futuras gerações? Atualmente, o paradigma dominante, simplificador, passa portransformações. O artigo nos mostra, também em linhas gerais, a teoria do complexo do pensador francês Edgar Morin com a finalidade de produzir a reflexão do papel de educadores.
Elaborada em textocontínuo,sem capítulos ou seções, cujo foco são os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin.
O texto tem inicio com um questionamento “Quem educará os educadores?” pergunta feita pelo filósofoalemão Karl Marx (1818-1883) e lembrada pelo pensador francês Edgar Morin em seu livro Os sete saberes necessários à educação do futuro.
No parágrafo seguinte apresenta idéia de que o conhecimento - esuas estratégicas cognitivas têm que ser constantemente complexificado, transformado em um conhecimento complexo. No entanto o que age nas relações atual é o pensamento simplificador, e maisprofundamente o paradigma simplificador, redutor e reducionista. O que transforma os problemas complexo, numa questão simples.
No próximo parágrafo nos é mostrado que Edgar Morin defende que diante deuma realidade complexa devemos pensar também de forma Complexa e que não podemos analisar, dialogar e trabalhar com situações tão ricas e tão dinâmicas utilizando esse pensamento simplificador quesomente consegue pensar o mundo, os seres e as coisas de forma fragmentada e estanque. Pensar o mundo, o real, os outros que nos cercam e as nossas vidas de forma complexa é o que propõe o pensamentocomplexo, instrumento necessário para um conhecimento também complexo.
Continuando, o texto apresenta que Morin acredita que quem educará no futuro oseducadores será uma minoria de educadores,...
tracking img