Projeto valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- TEMA
A escolha do tema “Resgatando Valores” surgiu ao observarmos as dificuldades de relacionamento entre muitos alunos, a ausência de afetividade e respeito com os colegas e professores do Colégio.

3- JUSTIFICATIVA
A crise dos valores humanos seria resultado não de uma ausência de valores, mas da inversão dos valores humanos fundamentais. O mundo está mudando, mas nossa essência humana,nossos valores fundamentais devem permanecer, não como disciplina de escola ou noticias de jornal, mas passada de geração em geração pela prática do bom exemplo do homem comum, sapiência de alguns mestres e pela intuição da alma humana e percebemos que os Valores andam adormecidos, talvez até nem conhecidos por alguns alunos.
Para ser possível uma intervenção pedagógica no ambiente escolar, énecessário interferir de forma satisfatória no modo de ser do aluno, enquanto cidadão.

4- OBJETIVO GERAL
Levar o aluno a compreender atitudes de respeito pelas diferenças do próximo, a partir da mudança de atitudes com o outro, partindo de atividades significativas, assim intensificando o trabalho sobre valores.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Propiciar momentos de conhecimento e reflexãosobre “Valores”;
• Evidenciar sua importância como aluno e acima de tudo como ser humano;
• Elevar a autoestima do aluno;
• Expressar gestos de afetividade e respeito;
• Respeitar o próximo;
• Cultivar amizades e outros sentimentos;
• Refletir e debater sobre as histórias de filmes assistidos;
• Valorizar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomadas de decisões coletivas;
•Compreender a vida escolar como participação no espaço público;
• Adotar atitudes de respeito necessárias para o convívio em sociedade.

6- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Questões sobre valores estão sendo esquecidas pela geração que está dominando o mundo atual, então esse é o momento de buscar novos caminhos para a Educação, desmistificando e desvendando a ideologia presente para torná-la uminstrumento real de construção e transformação do indivíduo e da sociedade.
Para Kluckhohn (1951) os valores pessoais estão relacionados à cultura de diferentes grupos nos quais o indivíduo se insere ao longo da vida. Através da interação social, as pessoas desenvolvem seus valores. Estes serão formados por preferências racionais e com base moral, apresentando, assim, características de algo desejável.Tais valores refletem características culturais, ainda que inclua aspectos de metas individuais, de grupo e da sociedade.
Segundo André Comte, “Os valores podem ser ensinados, mais pelos exemplos do que por meio de livros”, mas infelizmente as pessoas não estão levando a sério este preceito, de que é com exemplos que teremos uma sociedade com valores reais demonstrando no dia a dia.
Ensinarvalores é humanizar, ”Consequentemente, o trabalho educativo é ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (SAVIANI, 1992, p. 21).
Para o Dr. Schiavon, “É a renuncia pessoal, muitas vezes sob elevada dose de sacrifício, compensada pela certeza de que os exemplos vão propagar novas tendênciaspara uma sociedade mais justa e solidária”. Seria um sonho talvez surreal, pois infelizmente vivemos num mundo onde a maioria das pessoas pensam em si próprio e esquecem que o que pode ser bom pra mim, não seja pro outro e tem aquela visão de “cada um por si e Deus por todos” e isso com certeza é muito fácil e cômodo, acabam esquecendo que a vida tem sentido coletivo, pois não estamos e nãovivemos sozinho.
“A cultura moderna criou padrões políticos, éticos e jurídicos nos quais o bem comum tem menos valor do que o bem individual de cada um e isso revela o novo quadro referencial de valores do nosso tempo”, afirma Oliveira. O espírito de egoísmo, a centralização do eu, acaba com o esquecimento e anulação do outro. Tantas coisas como guerras, dominação cultural, destruição dos mais...
tracking img