Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise do Filme: Invictus

Gestão de pessoas nada mais é do que um conjunto de métodos, práticas e políticas de uma organização, que são definidas para orientar o comportamento humano e asrelações interpessoais que acontecem no ambiente de trabalho.
Para uma organização alcançar seus objetivos estratégicos ela precisa contar com uma equipe que possua competências que se encaixem no plano denegocio desta organização, e que possam ser utilizadas para atingir objetivo com o máximo de eficiência possível.
No filme em questão a organização em estudo é a África do Sul, país o qual presidiaNelson Mandela, conhecido também como Mandiba. Mandela vinha de uma corrida pela presidência turbulenta, e de um problema social que estava destruindo o seu país, a Apartheid. Desta forma, Mandela emseus primeiros dias de presidência necessitaria de toda a ajuda possível para que seus ideais humanitários pudessem ter fruto em sua nação.
É percebido através do filme que um dos principais pontostrabalhados por Mandela em sua presidência é a gestão de pessoas. Supondo que o país seja uma organização, e os gabinetes presidenciais, setores, é possível identificar claramente métodos utilizados hojena Administração de empresas para gerir melhor funcionários, e promover maior agilidade nas operações diárias.
Em seu primeiro dia como Presidente, Mandela teve uma atitude que caracteriza claramenteuma vertente da Burocracia de Weber, quando ao invés de demitir todo o quadro de funcionários, faz exatamente o contrário, mantém todo o pessoal pelas suas habilidades e experiências em cada cargo.Neste mesmo momento, faz um discurso onde coloca os funcionários como co-participantes do plano estratégico da Organização (país) de mudar a nação. Desta forma ele ganha a confiança da maioria eexterioriza a importância de cada um aumentando o nível de satisfação e motivação. Mas por outro lado, sujeita os funcionários a uma mudança quase que radical na cultura organizacional, quando iniciar a...
tracking img