E- commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A evolução da tecnologia foi um marco para a rede mundial de computadores, também conhecida como internet, tornou-se uma importante ferramenta de negócios.

No Brasil, a internet teve início no ano de 1991, com a vinda da Rede Nacional de Pesquisas. Era um sistema acadêmico ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Considerado o maior sistema de comunicação desenvolvidopelo homem, essa rede de informações possibilitou o surgimento de um novo canal de comercialização e passou a se chamar e-commerce.

E-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, em que as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e ou prestação de serviços.

Este tipo de serviço conta com diversas empresas como: Americanas, Extra, Walmart, Submarino,Mercado Livre, entre outras. Esse é o exemplo da absorção de um novo tipo de relação, consumidor versus empresa.

O comércio eletrônico teve um crescimento rápido, mas ainda faltam regras claras para a sua utilização , uma legislação específica que torne possível uma utilização segura e garantias de qualidades.

Por se tratar de um ambiente comercial não muito conhecido por grande parte dapopulação e ainda sem um amparo legal, muitos consumidores tem duvidas na segurança desses serviços, diante desses fatos o e-commerce é um negócio seguro?

Esta pesquisa tem intuito de enfatizar a segurança no tráfego das informações pessoais e da organização, citar a influência do Marketing on-line e os mecanismos legais com relação ao ambiente virtual.

Para alguns consumidores as ferramentas desegurança disponibilizadas pelos sites apresentam eficácia na proteção de seus dados pessoais, isto é resultado do grau de conhecimento que os usuários possuem no que se diz respeito aos mecanismos de segurança.

Para outros, independente dos mecanismos de segurança, o fato de não terem contato direto com a empresa e acesso aos produtos, são motivos suficientes para optarem por uma negociaçãoconvencional.

Através das políticas de segurança rigorosas as empresas têm o intuito de conquistar os usuários mais resistentes. Estes recursos juntamente com estratégias logísticas de qualidade, um marketing bem direcionado e bom suporte pós-venda, contribuem substancialmente na satisfação do cliente.

Este trabalho refere-se à importância dessas transações eletrônicas e as estratégias utilizadaspelas empresas para garantir segurança aos seus consumidores e assim fazer com que ele seja usuário desses serviços.

Também possui a finalidade de demonstrar e discutir os conceitos do e-commerce, suas influências na economia, para identificar os principais problemas de segurança e quais as práticas jurídicas que se aplicam as irregularidades ocorridas neste segmento de mercado.

Ametodologia utilizada nesse trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas que abordem o tema, com objetivo de conhecer e aprofundar-se nas influências comerciais e econômicas do comércio on-line.

O método utilizado foi o qualitativo do qual se busca analisar e interpretar os dados colhidos por pesquisas bibliográficas sobre a temática em livros e sites destacando diferentes pontos consideráveis aotrabalho.

Após coleta de dados será feita a análise e comparação das informações colhidas sobre significado do comércio eletrônico e sua importância para as organizações. Por meio do método exploratório é possível analisar e identificar as vantagens e desvantagens deste tipo de comércio entendendo assim a sua lógica e a segurança na transmissão de dados dos consumidores on-line.
2. CAPÍTULO I –E-COMMERCE

E – commerce é a compra e venda de produtos e serviços por meio eletrônico, é a negociação direta entre empresa e consumidor utilizando a tecnologia da informação, que permite integração instantânea para comunicar e vender, expor os produtos e serviços de forma global estando acessível e de maneira ininterrupta.

Segundo dados de pesquisa realizada pelo IBGE (2009) o avanço da...
tracking img