Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Este texto é uma resenha do capitulo 2 do livro; Analise de Texto: fundamentos e práticas de Irandé Antunes, publicado em 1937. Este capítuloapresenta noções preliminares sobre texto e suas propriedades e procura conceituar textualidade e texto.
Sobre o conceito de textualidade, Antunes faz uma sucinta definição, como sendo qualquer ação delinguagem que tenha uma função comunicativa. Neste sentido, o autor faz referencia a Schmidt e Marcuschi que compartilham da idéia de que toda ação comunicativa se dá na forma de texto.
O conceito detexto é tratado pelo autor como sendo tudo o que falamos e escrevendo em situação de comunicação. A partir dessa definição, baseado em autores como Schmidt, Marcuschi, Adam, Halliday e Hasan, sãoapontados diversos fundamentos teóricos que procuram mostrar as várias funções comunicativas que o texto exerce no contexto social.
Com tudo, o autor chama a atenção sobre o que deve ser consideradocomo texto. Assim, para Antunes, nem todo conjunto de palavras forma um texto. Neste sentido, para ser reconhecido como texto, o conjunto de palavras precisa apresentar determinadas propriedades oucritérios textuais.
Dessa forma, para ser considerado texto, a junção de palavras precisa apresentar coesão, coerência, informatividade e intertextualidade. Para o autor, estes elementos são propriedadesque fazem parte da construção textual, entretanto, um texto também apresenta o que Antunes chama de condições de efetivação do texto. Segundo ele, estes elementos estão mais relacionados aosinterlocutores e ouvintes de uma determinada interação textual.
Diante destes elementos, o autor tenta mostrar que a análise textual precisa ir além dos aspectos gramaticais e ortográficos e com issoperceber outros componentes fundamentais da comunicação relevante e adequada socialmente.
Para Antunes, esse tipo de análise e ensino que se limitam às classes de palavras e funções sintáticas, tem...
tracking img