Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Detenção” aborda um experimento científico comportamental do homem em uma Penitenciária estadual, através da seleção de voluntários, com promessa de pagamento posterior de U$$ 1000,00 (mildólares) por cada dia. Isolados, sem qualquer tipo de contato externo, são divididos em dois grupos, os prisioneiros e os guardas penitenciários. Os guardas devem manter a ordem sempre, ou não recebem opagamento e o experimento termina. A finalidade é avaliar como o ser humano lida com as regras, o poder
e o controle sobre o próximo, ou seja, são testados até seus limites, em situações deestresse máximo.
Com algumas insubordinações dos detentos, os guardas vêem-se obrigados a usarem do poder que dispunham. Porém, ultrapassam os limites tolerados da “autoridade” que lhes são conferidos, epassam a cometer vários crimes e atrocidades com os presos, tais como torturas e abuso de poder, com arrogância, corrupção e falta de escrúpulo. Dessa maneira, revela o lado pervertido do ser humano queos próprios guardas não conheciam, somente porque detinham poder naquele momento, a ponto de matarem um de seus pares por corrupção. Tal fato gerou indignação dos detentos, que se rebelaram epassaram a agredir os guardas, numa possível tomada de poder.
Comparando com a atividade policial, por sermos profissionais de segurança pública, representantes do Estado e detentores do poder de polícia, éde suma importância que conheçamos os nossos limites, para que não exista ação policial fora dos parâmetros legais, com abuso de autoridade, como preceitua a Lei 4.898/65:
Art. 3º - Constitui abusode autoridade qualquer atentado:
a) à liberdade de locomoção;
[...]
i) à incolumidade física do indivíduo;
Art. 4º - Constitui também abuso de poder:
a) ordenar ou executar medidaprivativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;
[...]
h) o ato lesivo da honra ou do patrimônio de pessoa natural ou jurídica, quando praticado com abuso ou desvio...
tracking img